Criada Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas no Tâmega e Sousa

Onze municípios da região do Tâmega e Sousa celebraram hoje, em Penafiel, um acordo para a criação da rede intermunicipal de bibliotecas públicas, projeto que permitirá candidaturas a fundos estatais para acelerar a digitalização.

 

Pedro Machado, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) e autarca de Lousada, disse aos jornalistas, no final da cerimónia, que os representantes das várias bibliotecas vão agora trabalhar em conjunto e em rede com a tutela para preparar uma candidatura conjunta que possa comparticipar o financiamento das atividades daqueles equipamentos culturais nas áreas digitais.

A ideia, disse, é aumentar e tornar “mais homogénea” a oferta em todo o território do Tâmega e Sousa.

Ao mesmo tempo, prosseguiu Pedro Machado, uma “maior parceria e espírito de colaboração” entre as várias bibliotecas do Tâmega e Sousa constituirá um “elemento de coesão, acentuando as sinergias para trabalhar em rede”.

O diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda, assistiu à cerimónia.

No final, disse aos jornalistas que se pretende, como este protocolo, desenvolver no Tâmega e Sousa projetos similares aos que já estão em fase avançada noutros territórios do país, como o Médio Tejo, Lezíria do Tejo e Alentejo.

A rede hoje formalmente constituída permitirá o apoio daquela direção-geral nos processos de modernização e atividades das bibliotecas, incluindo a aquisição de meios informáticos para as bibliotecas, que o responsável reconheceu estarem, em muitos casos, “obsoletos”.

Anotou, a propósito, que o PRR (Plano e Recuperação e Resiliência) prevê para este ano 900 milhões de euros para ser escolhida uma plataforma que permitirá o empréstimo de livros eletrónicos, aspeto que assinalou ser “emblemático” no que se pretende para o futuro das bibliotecas e dos livros.

A CIM do Tâmega e Sousa compreende os municípios de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Cinfães, Resende, Celorico de Basto, Castelo de Paiva, Penafiel, Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras.