Cultura do Norte realiza obras de conservação e restauro no Mosteiro de Pombeiro

FOTO: Rota do Românico

A Direção Regional de Cultura do Norte está a realizar obras de restauro e conservação no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, orçadas em 140 mil euros, anunciou hoje fonte daquela entidade.

 

A decorrer está a ação de conservação e restauro de dois retábulos da nave da Igreja (retábulos de Nossa Senhora das Dores e de Santo António e respetivas esculturas).

De acordo com um comunicado da Direção Regional de Cultura do Norte o objetivo é melhorar a estabilidade estrutural, valorizando-se a vertente conservativa e restituindo, sempre que possível, uma leitura integrada do conjunto.

Irão agora iniciar-se os trabalhos de reabilitação pontual do piso térreo da galeria do claustro, da rosácea e da torre da Igreja, prevendo-se o isolamento do pavimento da torre sineira e a colocação de filtros UV na rosácea e janelões do coro-alto.

As intervenções deverão estar concluídas no início do segundo trimestre de 2020 e estão integradas na Operação Mosteiros a Norte, cofinanciada pelo Programa Norte 2020.