Desfiles da Longra e Jugueiros ultimam preparativos para acolher foliões

A vila da Longra e a freguesia de Jugueiros, em Felgueiras, preparam-se para acolher dois dos maiores corsos de carnaval do concelho de Felgueiras, sendo esperados milhares de participantes.

“Tal como a edição do ano passado, esperamos que as ruas da vila estejam lotadas e quer chova ou não chova o corso irá sair”, adiantou Adão Coelho, da Casa do Povo da Longra, entidade responsável pela organização do desfile em colaboração com a União das Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande.

Segundo a organização são esperados mais de 15.000 participantes. O corso irá sair do Complexo Industrial da Longra passando por várias artérias da vila, numa extensão de mais de um quilómetro.

Ao Expresso de Felgueiras, o responsável pela Casa do Povo da Longra, disse que o programa deste ano, além dos tradicionais carros alegóricos, entre 10 a 15, vai contar com a presença de centenas de figurantes que vão desfilar pelas principais artérias da vila, não faltando a habitual crítica política e social.

No que toca ao desfile, Adão Coelho, destacou que o carnaval da Longra continua a ser dos  emblemáticos do norte do país.

“Começou por ser um desfile realizado à escala local, mas com o passar dos anos, tem vindo a assumir outras proporções, sendo hoje considerado um dos maiores do concelho e do norte de Portugal”, afirmou, salientando que o corso carnavalesco  da Longra é “dos mais antigos e com mais tradição no concelho”.

Na freguesia de Jugueiros realiza-se, também, o cortejo da freguesia, um dos mais tradicionais, disse ao Expresso de Felgueiras, o presidente da junta de freguesia, Manuel Castro.

Segundo o autarca, o cortejo é organizado há cerca de 12 anos pela comunidade local com o apoio da junta de freguesia.

O corso sairá da rua 25 de Abril e termina no lugar do Assento, Carvalhal, junto ao coreto.

Segundo a organização são esperadas 15.000 pessoas, integrando o cortejo 15 carros alegóricos e mais de 300 figurantes.

O tema do cortejo é a “Quinta”, numa alusão ao programa da TVI.

Manuel Castro referiu que o desfile de Jugueiros é dos mais tradicionais do concelho e do país, associando a modernidade à tradição.

Em Macieira da Lixa, realizou-se no domingo, o cortejo de Carnaval, uma iniciativa realizada pela Casa do Povo, que contou com a presença de três carros alegóricos, 50 figurantes e mais 400 participantes.

Segundo o presidente da União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos, Marco Silva, o cortejo tem apenas três anos de existência, mas tem como objetivo afirmar-se no roteiro de desfiles do concelho.

Na sexta-feira, realizou-se o tradicional desfile de Carnaval das escolas de Felgueiras, uma iniciativa organizada pelos agrupamentos do concelho que contou com o apoio da autarquia. Mais de duas mil crianças coloriram as principais artérias da cidade.

Segundo fonte da autarquia, o objetivo desta iniciativa foi proporcionar aos alunos do concelho, dos diferentes anos de ensino, uma maior aprendizagem e convívio.