Dezenas de milhares de pessoas participaram na II edição do Felgueiras Romana

Dezenas de milhares de pessoas participaram, no domingo, na II edição do Felgueiras Romana, uma iniciativa da Câmara de Felgueiras, informou o vice-presidente e vereador João Sousa.

Segundo o autarca, a iniciativa que decorreu, na Praça da República, teve como objetivo dar a conhecer e recriar o longo período histórico da romanização no concelho que deixou influências culturais e vestígios arqueológicos em Portugal e no espaço geográfico que hoje é Felgueiras.

felgueiras-romada-2

De acordo com o vice-presidente da autarquia, o evento cultural contou com a presença de várias associações e instituições do concelho num envolvimento que emprestou ao certame um caráter único na região.

Além da realização do mercado e do cortejo imperial, o Felgueiras Romana integrou a recriação do treino de armas dos legionários, um o espetáculo para a infância denominado Tristonhus Malfadonhus, que contou a história do lanista (pessoa que comprava gladiadores e os ensinava a combater), assim como os tradicionais treinos com aves, os banhos dos romanos, entre outras atividades que caraterizaram o processo de romanização na Península Ibérica.

felgueiras-romana-6

Falando do certame cultural, João Sousa destacou, também, que o evento é já uma referência na região e  um veículo para a promoção da gastronomia, do património e da história do concelho que o município quer continuar a promover.

felgueiras-romana-9