Editorial: 15 anos do Expresso de Felgueiras

O Expresso de Felgueiras “nasceu” há 15 anos. Foi no dia 31 de marco de 2006 que surgiu nas bancas a primeira edição do jornal, então com periodicidade quinzenária.

 

Foi um momento ousado e marcante para a jovem equipa que esteve na produção daquela edição e das seguintes, liderada por mim próprio e pelo Miguel Carvalho.

Quisemos, à data, que o produto fosse diferente do que se fazia até então na imprensa escrita no concelho, não só pelo grafismo, mas também pela abordagem jornalística “inconformada” e plural que nos propúnhamos fazer, princípios que ainda hoje procuramos honrar.

Creio que, paulatinamente, fomos conseguindo alcançar esse desiderato, com o apoio de muitos colaboradores e, também, de anunciantes, apesar da hostilidade do executivo municipal de então, liderado por Fátima Felgueiras, que tardou em perceber a importância de um jornal independente como o nosso.

Os anos foram passando e o projeto foi-se tornando mais maduro e adaptando-se às circunstâncias económicas adversas e às tecnologias desafiantes.

No final de 2017, face aos custos cada vez mais elevados e a insuficiência de apoios comerciais, a edição em papel ficou suspensa, para grande frustração da nossa parte, mas manteve-se até hoje a edição ‘online’, que assumiu, a partir dessa altura, um protagonismo acrescido, com mais e melhores conteúdos ajustados à evolução do setor. Com certeza que muito há ainda a melhorar, mas nem sempre os meios permitem fazê-lo ao ritmo de desejamos.

Hoje, 15 anos depois, fruto da sua perseverança e credibilidade renovada em cada artigo, o Expresso de Felgueiras tem, por direito próprio, o seu espaço na estima e admiração de muitos felgueirenses e não só, aos quais estamos reconhecidos pela confiança que demonstram para connosco diariamente, como atestam os números sempre em crescendo dos que nos acompanham no ‘site’ e nas redes sociais, nos quatro cantos do mundo.

O Expresso de Felgueiras foi o precursor de outros projetos semelhantes que, entretanto, nasceram em Fafe e Amarante, para além do portal Tâmegasousa.pt, hoje uma referência no jornalismo da região.

Entretanto, mais e novos desafios estão perante nós.

Haverá em breve novidades e formatos que vão enriquecer o portefólio de produtos desta equipa que produz diariamente o Expresso de Felgueiras.

Quinze anos passados, tantas foram as conquistas que hoje recordo com nostalgia dos cabelos grisalhos, mas também algumas agruras que constituíram ensinamentos para um futuro, que se faz todos os dias e que desejamos pelo menos tão gratificante como o passado de que nos orgulhamos muito!