ELEIÇÕES EUROPEIAS: PS também ganhou em Felgueiras e abstenção foi a maior de sempre no concelho

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Pedro Marques (2E), ao lado do secretário-geral do partido, António Costa (E), durante um jantar com militantes e simpatizantes na Lixa, 30 de março de 2019. HUGO DELGADO/LUSA

O PS venceu as Eleições Europeias de domingo em Portugal e também foi o partido mais votado no concelho de Felgueiras, alcançando os 41,08% (6.656 votos), à frente do PSD que recolheu 26,34% (4.267).

Os socialistas (ver resultado) ganharam também em quase todas as freguesias do concelho. O PSD foi o partido mais votado na União de Freguesias de Vila Verde e Santão e na freguesia de Aião.

Na Lixa o resultado foi muito equilibrado, tendendo para o PS, que teve mais 13 votos votos que o PSD (ver resultado).

Num escrutínio marcado pela maior taxa de abstenção de sempre em Portugal, esse cenário também ocorreu em Felgueiras, onde 68,2% dos eleitores não exerceram o seu direito de voto.

Votaram apenas 16.198 pessoas dos 51.956 eleitores que o podiam ter feito.

 

Resultados Felgueiras eleições europeias

Ainda por Felgueiras, além da vitória folgada socialista, destaca-se o BE que se assumiu como a terceira força mais votada, com 6,38& (1.033 votos) da preferência do eleitorado.

O CDS teve 5,68% e o PAN 3,36% e só depois surge a CDU com apenas 2,97%.

Na região do Tâmega e Sousa, o PS ganhou na esmagadora maioria dos municípios.

A “onda” de vitória socialista só não aconteceu em Paços de Ferreira e Celorico de Basto, concelhos onde o PSD foi o partido mais votado nestas Eleições Europeias.