Empresa de Felgueiras apresenta em Milão solas de sapatos inclusivas para daltónicos

Uma empresa de Felgueiras, que se dedica à fabricação de solas, apresentou em Milão, na Itália, um novo produto com um código embutido para ajudar pessoas daltónicas a identificar a cor dos sapatos que compram.

 

A ISI Soles, com sede em Felgueiras, apresentou a nova linha de solas inclusivas pela cor no “Lineapelle”, um evento internacional do setor do couro e acessórios que decorre em Milão, até dia 24.

Em comunicado de imprensa, a empresa explica que a nova linha de solas foi desenvolvida em parceria com o ColorADD, um sistema de identificação de cores que procura garantir a integração do público daltónico.

Este sistema baseia-se em representações gráficas das três cores primárias assente no conceito de adição de cores, permitindo ao daltónico “relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta”, explica.

Citado em comunicado, Vitor Mendes, CEO da ISI Soles, salientou que o daltonismo é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo e que é “difícil imaginar ir a uma loja comprar sapatos ou vestuário e não conseguir distinguir as cores”.

“Com o código da ColorADD, os daltónicos conseguem compreender as cores dos sapatos que compram”, acrescenta.

O empresário conclui, recordando que a sua empresa se dedica exclusivamente ao fabrico de solas e defende que o restante da indústria deveria seguir este exemplo.

“Demos a primeiro passo. É agora importante que o resto da indústria e as marcas de moda adotem, também, nos restantes componentes do sapato, este código de cores, tornando-os mais inclusivos”.