Empresa de Felgueiras do setor da hotelaria distinguida a nível nacional

A Know Food, empresa sediada em Felgueiras, ligada ao setor das atividades de hotelaria, foi distinguida pela revista Exame como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal no ano 2016.

A mesma empresa foi distinguida como a melhor unidade do ano no setor de hotelaria, restauração e lazer, o que faz desta unidade a única empresa do Tâmega e Sousa a figurar entre as melhores para trabalhar no país.

O concurso avaliou várias variáveis que vão desde a qualidade e ambiente de trabalho, na pertença e compromisso, valorização das pessoas, práticas de gestão responsável, relação com a liderança e equipa, balanço vida pessoal e trabalho.

Ao Expresso de Felgueiras, Nuno Fonseca, um dos responsáveis pela empresa, frisou que esta distinção foi fruto do empenho de todos os que fazem parte da família Know Food.

Falando do prémio entregue à empresa, Nuno Fonseca, destacou que este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido desde a constituição da empresa, em 2007 e que tem no relacionamento humano, na motivação dos funcionários vetores fundamentais que estão presentes diariamente e fazem parte da cultura empresarial da unidade.

“Esta distinção acaba por constituir o reconhecimento de princípios e valores que estão na génese da nossa empresa, que herdamos do nosso pai que privilegia, a relação humana, o companheirismo”, afirmou, salientando que a exigência da qualidade na prestação dos serviços são metas que a empresa, diariamente, procura atingir.

Ao nosso portal, Nuno Fonseca destacou que o prémio atribuído à Know Food é tanto mais relevante quanto a empresa, na fase da avaliação final, superou grandes organizações no mesmo ramo de atividade, nomeadamente a McDonald’s, Vila Galé, Hotel Ritz, entre outros.

“Este reconhecimento em nada vai influenciar aquilo que é e continuará a ser prática comum no quotidiano do nosso trabalho, no relacionamento entre cliente/ colaborador/ fornecedor”, frisou, sustentando que a empresa continuará a pugnar pela qualidade do seu serviço.

No que toca à distinção, o empresário Nuno Fonseca reconheceu que inicialmente a empresa não tinha qualquer expectativa de vir a ser distinguida.

“Apresentamo-nos a concurso como somos e, como compreenderá, não tínhamos qualquer termo de comparação”, afirmou, adiantando que foi uma satisfação saber que os procedimentos da unidade foram valorizados.

O empresário realçou que o envolvimento, a satisfação, o ambiente proporcionado, a descontração e responsabilização, são denominadores que estão presentes na atividade diária da empresa e que são determinantes para o desempenho da unidade.

Referindo-se ao prémio que foi atribuído pela revista Exame, Nuno Fonseca manifestou o desejo de que outras empresas, nas mais diversas áreas de atividade, se sintam inspiradas a seguir o mesmo exemplo e possam, no futuro,  melhorar as suas organizações.

Quanto ao futuro da hotelaria, o empresário avançou que a Know Food tem vindo a consolidar os métodos e postura no mercado, a alargar horizontes, conquistando mercado a outros players maiores que estão há mais tempo implementados nesta área.

“O nosso propósito é corresponder a todas as exigências, cumprir escrupulosamente com os parâmetros mais elevados de qualidade e conferir à nossa ação valores e princípios humanos”, disse, reforçando que Know Food prima todos os dias por fazer a diferença num mercado de constante evolução, apostando em serviços de qualidade, participando em ações sociais, prevenindo a poluição, segurança, higiene e saúde no trabalho e apostando na qualidade dos produtos utilizados assim como no rigor na confeção das refeições.

“A alimentação saudável carece de uma preocupação constante na implementação de boas práticas, na proatividade dos diversos agentes e intervenientes na prestação de um serviço de qualidade que nunca descuraremos”, expressou.

Ao Expresso de Felgueiras, Nuno Fonseca revelou, também, que apesar de todas as dificuldades, a empresa está confiante no que é capaz de fazer e na diferenciação de um serviço que reforça o posicionamento da empresa no mercado.

A Know Food é desde 2011 a primeira empresa de restauração coletiva a ver o seu Sistema de Gestão de Responsabilidade Social certificado sendo igualmente a primeira empresa a ser reconhecida pela APCER no referencial normativo que certifica a conduta ética e de responsabilidade social.

A empresa trabalha diariamente no serviço de refeições para jardins de infância, escolas básicas, escolas profissionais, instituições e algumas empresas da região (Marco de Canaveses, Cinfães, Paços de Ferreira, Felgueiras), para além de muitas outras localidades do país.