Empresa de pirotecnia da Lixa distinguida com cinco prémios internacionais

 

A empresa Macedo’s Pirotecnia, com sede na Lixa, arrecadou este ano mais cinco prémios internacionais, que se vão juntar aos muitos galardões que a empresa tem vindo a receber desde 1959, quando arrecadou os primeiros prémios em festas de Guimarães.

Fundada em 1934, por Joaquim da Silva Macedo, a empresa é hoje gerida pelas terceira e quarta gerações da família.

Aos filhos, netos e dois bisnetos que já fazem parte da empresa, o fundador transmitiu todo o seu saber, técnicas e métodos.

Às dezenas de prémios que a empresa recebe desde 1959 vão agora juntar-se mais cinco, arrecadados em concursos internacionais de Espanha, França, Canadá e Rússia.

Macedos 2

Ao Expresso de Felgueiras, Fernando Macedo, neto do fundador e um dos responsáveis da empresa, considerou que os galardões “são fruto de muito empenho, dedicação e gosto pelo trabalho que se faz”.

Com 84 anos dedicados à pirotecnia em Portugal, a Macedo’s aposta na especialização da sua atividade em áreas distintas, como a investigação, desenvolvimento e produção de produtos pirotécnicos e design, a comercialização e produção de espetáculos com pirotecnia.

“O garante do sucesso da marca “Macedos’S Pirotecnia” é todo o “know-how” granjeado durante décadas em eventos realizados em todo o mundo e comprovado pelo vasto leque de participações, nacionais e internacionais, em que nos orgulhamos de inscrever a nossa marca”, disse Fernando Macedo.

 

“Oitenta por cento dos colaboradores é de Felgueiras”

A empresa dá trabalho a 40 pessoas a tempo inteiro e a 180 colaboradores, devidamente formados para lidar com o fogo, a trabalhar em ‘part-time’.

“Oitenta por cento da mão de obra é oriunda de Felgueiras”, revelou o empresário.

Macedos

Ao longo dos anos, a empresa tem adquirido estatuto mundial, com participações em vários países do mundo, como México, Brasil, Cabo Verde, China, Filipinas, Coreia do Sul, entre outros.

A nível nacional, a empresa percorre todo o continente e ilhas, com especial participação no fogo da emblemática passagem de ano na ilha da Madeira, que valeu a entrada para o Livro Guinness dos Recordes, em 31 de dezembro de 2006.

Atualmente, a empresa prepara as festas de Natal e Passagem de Ano, tendo prevista a participação em vários concelhos do país e além-fronteiras.

Além da pirotecnia, o grupo também se dedica às iluminações festivas e à produção de eventos.