ENTREVISTA/VÍDEO: Cercifel: 40 anos ao serviço da população

A Cercifel – Cooperativa de Solidariedade Social de Felgueiras que apoia cidadãos com deficiência, completou 40 anos no Dia da Criança, com foco no futuro, nos projetos que permitirão apoiar os utentes nas etapas mais avançadas da vida, e no aumento da capacidade para dar resposta a um número maior de pessoas, que se encontram em lista de espera.

 


 

Os sentimentos de Glória Freitas, presidente do Conselho de Administração, volvidas quatro décadas ligada à Cercifel, são ambivalentes: “frustração por não ter conseguido fazer mais, e alegria pela criação de uma instituição que veio suprir uma carência no concelho e que continua a ser única”.

Com os olhos postos no futuro, a curto-prazo serão lançados projetos para conclusão das instalações, que permitirão criar um Lar Residencial e um Centro de Atividades para a Inclusão. Estes projetos dependem da aprovação dos projetos de apoio de fundos comunitários que estão em fase de conclusão de avaliação, existindo o compromisso da Câmara Municipal de Felgueiras de apoio na componente não suportada pelos apoios.
Contudo, a concretização destes investimentos não permitirá uma cobertura a 100% das necessidades identificadas num estudo apresentado no início do ano, que segundo José Carlos Pinheiro, Diretor Executivo, “procura chegar à realidade das necessidades, mas que não chega, porque ainda existem famílias que escondem” os seus familiares com deficiência intelectual.