Escola Básica e Secundária de Airães tem um dos melhores jornais escolares do país

O jornal escolar “O Riscaldo” editado por alunos do EB/S de Airães valeu ao estabelecimento de ensino o primeiro prémio da categoria “Incentivo” no âmbito de um concurso de publicações escolares promovido pelo jornal Público, indicou hoje fonte autárquica.

 

O Riscaldo nasceu de um projeto iniciado para “mitigar o isolamento” e de divulgar o que ia acontecendo na escola, perante um cenário de mais um ano de pandemia, explica fonte escolar citada em comunicado publicado no portal municipal.

“Assim, surgiu a ideia de enviar notícias, implementando-se, num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), o envio de cartas e postais a idosos e pessoas mais vulneráveis na comunidade, principalmente em datas festivas”, acrescenta.

 

 

Aquele projeto evoluiu para uma newsletter de publicação mensal “que foi sendo gradualmente melhorada, aparecendo depois o jornal digital, ligando a comunidade em torno das comemorações dos 20 anos da EB/S de Airães”, acrescenta.

O Prémio Incentivo faz parte do grupo de Prémios Especiais, todos no valor de 500 euros, mas é o único que dá também direito a um workshop “Como fazer um jornal”, da responsabilidade do PÚBLICO na Escola, conclui.