Escola D. Manuel Faria e Sousa nos quatro primeiros lugares nas Olimpíadas da Química

As equipas representantes do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras) conquistaram os quatro primeiros lugares nas semifinais regionais das Olimpíadas da Química Júnior, realizadas no passado dia 9 de abril, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

O primeiro lugar da tabela classificativa foi conquistado pela equipa “Os Covalentes”, formada pelos alunos João Sampaio, Carla Sousa e Beatriz Carvalho, que alcançou 94 pontos em 100 possíveis na prova decorrida entre as 14h30 e as 17h nos laboratórios da UTAD, destacando-se das demais 27 equipas inscritas na 12ª edição da competição.

Imediatamente atrás ficou a equipa “Os Corrosivos”, formada por Bruno Mendes, Mariana Pinto e Ema Rodrigues, que atingiu a marca dos 92 pontos. O último lugar do pódio foi alcançado pela equipa “Os Avogadros do Diabo”, constituída por Tiago Pinto, Rita Guimarães e João Goucho, que obteve uma pontuação de 88 pontos. Note-se ainda o quarto lugar conseguido pela equipa composta por Margarida Silva, Joana Isabel e Carlos Celso, que chegou à marca dos 86 pontos.

Os dois primeiros classificados garantiram a possibilidade de participação na final nacional a realizar no próximo dia 30 de abril em Aveiro.

Esta conquista é resultado do trabalho competente dos docentes de Ciências Físico-Químicas da escola, em especial os professores Pedro Goucho e Luís Martins, bem como do esforço e interesse dos alunos participantes. Aveiro é o próximo desafio, naquela que será uma experiência única e certamente inesquecível.

Bruno Mendes