Escritor Afonso Reis Cabral em Felgueiras

O escritor Afonso Reis Cabral estará à conversa com leitores na Biblioteca Municipal de Felgueiras na próxima sexta-feira, 13 de maio, pelas 15h30.

 

Afonso Reis Cabral pertence a uma nova geração de escritores portugueses, e aos 31 anos de idade tem já vários prémios de relevância como: o Prémio LeYa, o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, o Prémio Novos na categoria Literatura e o Prémio Literário José Saramago.

O escritor que publicou aos 15 anos o seu primeiro livro, de poesia, que começou a escrever aos 9, em declarações ao TâmegaSousa.pt revelou que “não consigo destrinçar a minha vida da escrita”.

Atualmente está em processo de revisão o seu novo livro, mais um romance que sucede a “O Meu Irmão” (2014) e “Pão de Açúcar” (2018), e que relativamente ao tema Afonso Reis Cabral desvendou que “também será forte, quase uma trilogia relativamente aos dois primeiros romances, com narradores na primeira pessoa”.

Em entrevista ao TâmegaSousa.pt o autor assumiu que na sua carreira literária tem “ido para histórias que já são grandes à partida, abordo temas urgentes e prementes”.

Em “O Meu Irmão” aborda o tema da deficiência, e em “Pão de Açúcar” inspirou-se no homicídio de Gisberta, temas desafiantes pela complexidade e profundidade, mas para Afonso Reis Cabral “a ideia de desafio atrai-me e amedronta-me, numa dicotomia que é produtiva na escrita”.

Recentemente foi anunciado que o romance “Pão de Açúcar” será adaptado ao cinema por uma produtora brasileira que tem já algumas produções disponíveis na Netflix e HBO.

Afonso Reis Cabral tem uma participação cívica ativa, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eça de Queiroz, sediada em Tormes-Baião, e o jornal “Expresso” elegeu-o como uma das figuras que irá liderar o panorama das artes, cultura e entretenimento em Portugal nos próximos anos.

O escritor foi recentemente convidado do programa “À conversa com…” do TâmegaSousa.pt.

Hélder Quintela