Espetáculos da Rota do Românico reuniram 20.000 espetadores num ano

De acordo com um comunicado da Rota do Românico, foram envolvidos nesta atividade, no último ano, cerca de 50 grupos ou companhias e 1.800 pessoas das comunidades do Tâmega e Sousa

A iniciativa “Palcos do Românico”, da Rota do Românico, que termina no sábado, em Felgueiras, já promoveu 200 espetáculos, a maioria de teatro e música, reunindo 20.000 espetadores, anunciou hoje a organização.

De acordo com um comunicado da Rota do Românico, foram envolvidos nesta atividade, no último ano, cerca de 50 grupos ou companhias e 1.800 pessoas das comunidades do Tâmega e Sousa.

Desde novembro do ano passado, os espetáculos tiveram entrada livre e percorreram todos os concelhos da região, destacando-se alguns eventos artísticos realizados em igrejas e mosteiros que integram a rota.

O espetáculo de encerramento, denominado “O Luar da Minha Terra”, vai realizar-se no sábado, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.

A atividade, que a Rota do Românico promete ser de grande qualidade, vai reunir vários coros da região e a Orquestra do Norte, sediada em Amarante.

Entre a música e o canto estarão, segundo a organização, estarão reunidas duas centenas e meia de intérpretes.

O espetáculo está a ser preparado desde outubro de 2013, sob direção da maestrina Magna Ferreira.

O programa é constituído por composições originais de Fernando Lapa, a partir de excertos de textos de Miguel Torga e Teixeira de Pascoaes.

A entrada é livre.