Fafe dedica dois dias à comemoração dos 45 anos do 25 de Abril

Fafe vai assinalar o 25 de Abril com um programa de atividades que arranca na quarta-feira, com a realização da XIX Assembleia dos Jovens Munícipes, informou a autarquia.

O evento está agendado para as 14:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No Dia da Liberdade, quinta-feira, as celebrações iniciam-se com a alvorada de morteiros, que antecede a XIX Marcha da Liberdade promovida pelos Restauradores da Granja, às 10:00.

À mesma hora, decorre a cerimónia do hastear da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, perante a Fanfarrado Agrupamento de Fornelos do CNE.

Posteriormente, às 10:30, os Combatentes da Guerra Colonial serão homenageados, junto ao monumento localizado na Avenida do Brasil.

 

25 de Abril em Fafe

 

Às 11:00, no Teatro Cinema de Fafe, tem início a sessão solene evocativa da efeméride, que incluirá intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e do representante da Associação 25 de Abril, Coronel Bacelar Ferreira.

Durante a sessão, que terminará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, serão também entregues os prémios ‘Dr. Maximino de Matos’ a Egídio André de Miranda Freitas, Prémio ‘História Local’ a Paula Maria Ramos Nogueira e Prémio ‘A. Lopes de Oliveira/CMF’ a Artur Ferreira Coimbra.

Na sessão solene, serão homenageadas personalidades e instituições fafenses com a Medalha de Mérito. Será entregue a Medalha de Prata de Mérito Concelhio a Mário Castro, Hugo Magalhães, ao empresário Carlos Vieira e ao Lions Clube de Fafe.

Decorrerão, posteriormente, as habituais distinções a funcionários municipais, em função do tempo de serviço prestado à autarquia.

Já à tarde, a partir das 16:00, a Praça 25 de Abril acolhe o Concerto da Liberdade com o grupo“Guitarra e Contrabanda, num espetáculo em que interpretará sobretudo canções do mítico José Afonso.