Fafe e Felgueiras satisfeitos com presença de Tanak e Sordo no rali

Os presidentes da Câmara de Fafe e de Felgueiras reconheceram hoje que a participação do campeão do mundo de ralis, Ott TanaK, e de Dani Sordo no Rali Serras de Fafe/Felgueiras “é uma grande satisfação”.

 

Raul Cunha, presidente da Câmara de Fafe disse “estar muito feliz e, sobretudo, muito expectante em relação a esta edição 33 do Rali Serras de Fafe e Felgueiras que vai, agora, beneficiar da presença destes dois grandes pilotos”.

E acrescentou: “Vai ser certamente uma prova espetacular, com a emoção e o entusiasmo a que já estamos habituados”.

Também Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, exaltou a presença dos dois pilotos, mas, sobretudo, o regresso do rali a Felgueiras.

“O regresso do Rali Serras de Fafe e Felgueiras ao nosso concelho é para mim e para todos os felgueirenses uma enorme satisfação. Os felgueirenses já ambicionavam há muito tempo o regresso do rali aos míticos montes de Santa Quitéria e Seixoso”, disse.

 

Tanak e Sordo vão atrair mais público

Nuno Fonseca abordou ainda a vinda da equipa oficial da Hyundai, atual campeã do mundo, com Ott Tanak e do Dani Sordo, aos comandos, “que irá, com certeza, atrair ainda mais entusiastas e espetáculo à prova”.

“Estamos muito entusiasmados com a realização desta edição do Rali Serras de Fafe e Felgueiras e esperamos que todos os felgueirenses e não só, assistam às provas em segurança, nas zonas assinaladas como zonas espetáculo e que tudo corra pelo melhor”, acrescentou.

Carlos Cruz, presidente do DEMOPORTO, também comentou a presença da Hyundai na prova, evidenciando a “enorme responsabilidade” e “um prazer”.

“Um prazer, porque vimos recompensados os nossos esforços. Houve um grande trabalho, desenvolvido em 2018 e 2019, para trazer a marca ao Serras de Fafe e a repetição da presença, agora no Rally Serras de Fafe e Felgueiras, só acontece porque aqui encontraram boas condições para testarem, com bons troços e uma organização ao nível que é exigido. Entendo que por isso, repetem e reforçam a presença na nossa prova.”

“Responsabilidade, porque temos plena consciência de que as presenças de Dani Sordo e do Ott Tanak representam mais gente nos troços, mais público entusiasta na prova”.

As entidades envolvidas reforçaram que está a ser preparado um plano de segurança, dada a previsão de participação massiva por parte do público.

O apelo para que todos se posicionem em áreas seguras, que acatem as instruções das forças policiais e de segurança é unanime entre as Câmaras de Fafe e Felgueiras e a DEMOPORTO.

Rali disputado entre 27 e 29 de fevereiro

O primeiro ato da prova vai acontecer a 21 e 22 de fevereiro, datas para a realização dos reconhecimentos. Cada concorrente vai poder realizar duas passagens.

A prova arranca no dia 27 de fevereiro, com a realização das primeiras verificações técnicas e documentais.

No dia 28, a partida oficial está prevista para as 15:00, sendo disputas duas passagens por Aboim/Monte. Ainda para sexta-feira está programada a realização da Fafe Street Stage, prova espetáculo disputada nas ruas do centro de Fafe.

 

epa08156688 Ott Tanak of Estonia drives his Hyundai i20 Coupe WRC during leg 1 of the Rally Monte Carlo 2020 as part of the World Rally Championship (WRC) near Gap, France, 24 January 2020.  EPA/REPORTER IMAGES

 

No sábado, dia 29, vão ser disputadas dez provas de classificação, com passagens duplas por cinco troços. A prova vai terminar em Fafe, às 19:00.

O Rali Serras de Fafe e Felgueiras vai ser disputado nos concelhos de Fafe, Felgueiras e Vieira do Minho.

As inscrições para a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis estão ainda abertas, pelo que se prevê “uma lista de inscritos verdadeiramente de luxo” para o Rali Serras de Fafe e Felgueiras.