Fafe quer recuperar ligação ferroviária perdida em 1986

O presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, disse hoje esperar que o seu concelho, no distrito de Braga, possa ser incluído no futuro plano ferroviário nacional, através de uma ligação a Guimarães ou a Braga.

 

“Já transmiti essa necessidade ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos”, afirmou o autarca, num encontro com jornalistas.

O autarca recorda que Fafe, no distrito de Braga, perdeu a ligação ferroviária a Guimarães, em 1986, quando foi encerrado o troço de via estreita que ligava as duas localidades.

Antero Barbosa anotou que Fafe “não aceita ficar de fora” do projeto trabalhado entre as câmaras de Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos (os quatro maiores concelhos do distrito de Braga), que têm defendido junto da tutela a construção de um metro de superfície, ligando as quatro cidades minhotas.

O presidente da Câmara de Fafe assinala que o seu concelho, “pela sua dimensão [mais de 50 mil habitantes] e centralidade não pode ficar à margem do processo”, contribuindo também para a sustentabilidade do projeto.

“Há milhares de pessoas que diariamente entram e saem de Fafe para trabalhar e estudar”, observou Antero Barbosa.