Fafe realiza encontro de cantadores de reis a 12 de janeiro

A Câmara de Fafe promove, a 12 de janeiro, o XXXV Encontro de Cantadores de Reis do Concelho, que visa reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural que são os cantares de reis, promovendo a sua recolha e recriação.

 

O evento realiza-se, nos moldes dos anos anteriores, a partir das 15:00, em vários espaços da cidade, informa a autarquia no comunicado.

Numa primeira fase, haverá uma eliminatória, com uma atuação em local a definir, para a seleção de doze finalistas. A final realizar-se-á pelas 17:00, no Pavilhão Multiusos. Pelo caminho, e em as condições meteorológicas o permitindo, os grupos participantes vão entrando em cafés e locais congéneres, para cantar as reisadas.

 

Abertas as inscrições até 03 de janeiro

No comunicado, a autarquia anuncia ainda que estão abertas, até dia 03 de janeiro, as inscrições para a participação no certame.

Podem participar grupos de cantadores de reis ligados a associações e coletividades do concelho, que se deverão fazer acompanhar por trajes, adereços e instrumentos musicais adequados.

Os grupos participantes devem fazer entrega de um exemplar da letra e eventualmente da música a apresentar, até dez dias antes do encontro.

A apresentação dos grupos participantes, no dia do encontro, far-se-á segundo sorteio a realizar no dia 06 de janeiro, pelas 18:00, no Auditório Municipal.

Todos os grupos participantes têm direito a um prémio de presença, que é aumentado nesta edição para 200 euros, sendo premiados os três primeiros classificados, por um júri nomeado para o efeito.