Fafe transfere um milhão de euros para as freguesias

A Câmara de Fafe anunciou hoje a transferência de um milhão de euros para as 25 juntas de freguesia do concelho, no âmbito da celebração de protocolos com aquelas autarquias.

 

Segundo um comunicado daquele município do distrito de Braga, “a celebração desta primeira fase de protocolos prevê a delegação de competências para “obras estruturais e relevantes”.

Estão previstos trabalhos de requalificação e reparação de edifícios públicos e construção de zonas pedonais, entre outros.

Raul Cunha, presidente da câmara, citado no comunicado, considera que “a assinatura destes protocolos é a concretização de um dos objetivos [da autarquia], que é o desenvolvimento harmonioso do concelho e garantir qualidade de vida à população”.

O autarca recorda a “relação de proximidade que confere às juntas de freguesia uma posição privilegiada no desenvolvimento das competências delegadas” e a importância de “dotá-las de meios financeiros para fazer face às competências”.

“Neste período difícil que vivemos devido à pandemia, estes protocolos procuram também manter o investimento e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento económico, através da contratação das empresas que realizarão as obras”, acrescentou o edil, sublinhando que será assim possível “preservar os postos de trabalho neste período de crise”.