FC Felgueiras perde em Montalegre nos descontos, mas garante primeiro lugar

O FC Felgueiras perdeu em Montalegre, por 3-2, no encontro da 22ª e última jornada da Série A da Liga 3. Apesar da derrota, a equipa azul grená, que já  tinha garantido uma vaga no ‘play-off’ de acesso à II Liga, terminou a fase regular no primeiro posto.

 

O FC Felgueiras entrou melhor na partida e colocou-se em vantagem logo aos oito minutos, com um golo de Théo Fonseca. No entanto, perto do intervalo, ficou reduzido a dez unidades, por expulsão de Né Lopes e o Montalegre, na conversão de uma grande penalidade, restabeleceu a igualdade

Na segunda metade, apesar de jogar em inferioridade numérica, a formação orientada por Bruno China voltou para a frente do marcador, por intermédio de Diogo Santos (69′). Contudo, o Montalegre nunca baixou os braços e conseguiu a reviravolta. Ouattara empatou, aos 77 minutos, e Angola, nos descontos, selou o triunfo.

Apesar da derrota, o FC Felgueiras fechou a fase regular da competição, com 39 pontos somados em 22 jogos, resultado de 12 vitórias, três empates e sete derrotas.

A equipa azul grená vai agora disputar o ‘play-off’ de acesso à II Liga. Também se qualificaram na Série A: UD Oliveirense (que empatou 4-4 na receção ao Lourosa), Braga B (empatou em casa, 1-, frente ao São João de Ver) e Vitória Guimarães B (derrotou o Pevidém, por 2-1).

A etapa de subida concentra os quatro primeiros de cada série, divididos entre Série 1, com o primeiro e quarto da zona norte e o segundo e terceiro da zona sul, e Série 2, com o primeiro e quarto da zona sul e segundo e terceiro da zona norte.

Assim sendo, o FC Felgueiras ficará inserido na Série 1, com Guimarães B, Alverca e Torrense. A Série 2 será discutida entre União Leiria, Vitória Setúbal, UD Oliveirense e Braga B.

Todos partem sem pontos e jogam a duas voltas, num total de seis jogos. Sobem à II Liga os primeiros de cada grupo, enquanto os segundos disputarão um ‘play-off’, a duas mãos. O vencedor defronta outro ‘play-off’ com o antepenúltimo da II Liga.

Do quarto classificado para baixo jogar-se-á a fase de permanência/descida em quatro agrupamentos. O quinto da fase regular entra nesta etapa com oito pontos, o sexto com sete, o sétimo com seis e assim sucessivamente até ao 12º, com um ponto.