FC Lixa afasta Sobrado da fase de subida ao Campeonato de Portugal [C/ÁUDIO]

O FC Lixa impediu o Sobrado de qualificar-se para a fase de subida ao Campeonato de Portugal (CdP), ao vencer, por 2-1, no terreno do clube de Valongo, na partida a contar para a 18ª e última jornada da Série 3 da fase regular da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).

 

O encontro era decisivo para o Sobrado. O emblema de Valongo, em caso de vitória, asseguraria o segundo posto da tabela e, consequentemente, o apuramento para o ‘play-off’ de promoção, mas foi o FC Lixa a arrecadar os três pontos.

Com um nulo ao intervalo, o emblema do concelho de Felgueiras aproveitou, na segunda parte, o “nervosismo” que se instalou na formação da casa.

Mauro Leite, aos 60 minutos, colocou o FC Lixa na dianteira do marcador. No entanto, a vantagem durou pouco. Cinco minutos volvidos, Ricky restabeleceu a igualdade, na conversão de uma grande penalidade, e voltou a dar esperança ao Sobrado, desfeita em período de compensação, com um golo de Nahuel Machado.

“Eu senti, da parte do Sobrado, um bocadinho de nervosismo. Senti que foi uma equipa que jogou com um futebol mais direto, não foi uma equipa que aproveitou a largura do jogo, como fez quando veio a nossa casa. Jogou mais em profundidade e nós fomos muito fortes nas transições. Simplesmente fomos a Sobrado fazer o nosso trabalho, como fazemos em todos os jogos, que é lutar para ganhar”, afirmou o treinador do FC Lixa, Hélder Silva, no final do desafio.

 

 

Com esta derrota, o Sobrado falhou o apuramento para um lugar acesso à fase de subida, que será discutido entre Ermesinde e Vilarinho, cujo jogo entre ambos foi adiado, devido a um surto de Covid-19 no plantel ermesindense.

O encontro, que vai decidir o segundo classificado da Série 3, foi remarcado para 19 de janeiro, às 21:00, no Estádio dos Sonhos. O Ermesinde necessita de vencer para garantir uma vaga no ‘play-off’ de promoção. Ao Vilarinho, basta um empate.

O FC Lixa vai disputar a fase de manutenção, para a qual todos os clubes transitarão com metade dos pontos conquistados durante a fase regular. A equipa azul e branca arrancará no ‘play-off’ de permanência com 11 pontos.