
Álvaro Pacheco foi despedido do comando técnico do Vizela por “divergência de opiniões”. Termina assim uma ligação de três anos e meio ao treinador que levou o clube do Campeonato de Portugal à I Liga.
Manuel Tulipa, atual treinador dos sub-23, deverá ser promovido, com caráter definitivo, a técnico da equipa principal.
Álvaro Pacheco, que em 2021 tinha renovado até ao final da presente época, sai sete meses mais cedo.
Em comunicado, a SAD do Vizela anunciou que treinador e clube “chegaram a acordo para o fim do vínculo que ligava as partes até junho de 2023” e explica que “a decisão tem como base, unicamente, a divergência de opiniões em relação ao projeto desportivo do FC Vizela”.
“Neste momento, deve a FC Vizela, Futebol SAD enaltecer e elogiar o trabalho de Álvaro Pacheco ao longos dos últimos três anos e meio, agradecer-lhe por todo o profissionalismo e serviços prestados, sendo certo que o seu nome permanecerá, para sempre, ligado aos maiores feitos desportivos desta sociedade e que o seu percurso nesta casa nunca será apagado”, acrescenta a mesma nota.
Álvaro Pacheco deixa o Vizela no 13º lugar da I Liga, com 15 pontos, seis acima da linha de água. Na última jornada, triunfou em Paços de Ferreira e pôs fim a uma série de três jogos sem vencer.
O Vizela foi eliminado na quarta eliminatória da Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães, após prolongamento, e está igualado com FC Porto, Chaves e Mafra no grupo A da Taça da Liga, com dois pontos.
O técnico, natural da Lixa, assumiu o comando técnico do Vizela na época 2019/20, altura em que o clube disputava o Campeonato de Portugal e conquistou duas subidas consecutivas: à II Liga na primeira época e ao principal escalão na segunda.
Na terceira temporada ao comando dos vizelenses, Álvaro Pacheco garantiu a manutenção na I Liga com um 14º lugar, melhor classificação da história do clube, e ainda chegou aos quartos de final da Taça de Portugal.
O sucessor já está encontrado: Manuel Tulipa. O técnico, de 50 anos, comandava a equipa de sub-23 dos minhotos e vai, assim, “subir um degrau” para a formação principal.
Antes de chegar a Vizela, esta temporada, o antigo médio treinou Ribeirão, Estoril, Trofense, Chaves, Covilhã, passou pelas camadas jovens do FC Porto e comandou os sub-23 do Marítimo (2021/22).