Federação Portuguesa de Futebol já divulgou formato competitivo da Liga 3

A Liga 3 vai arrancar na próxima temporada e já é conhecido o formato da competição. Amarante FC, União de Paredes e FC Felgueiras são as equipas da região que, no próximo fim de semana, vão tentar obter uma vaga na fase acesso à nova prova da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

 

Na época de estreia da prova, em 2021/22, participarão 24 clubes, 22 oriundos Campeonato de Portugal (CdP) e mais dois que descem da II Liga, que serão divididos em dois grupos, Norte e Sul, para disputar a primeira fase, a duas voltas.

A segunda fase da competição é composta pela ‘Fase Apuramento de Campeão’, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da primeira fase, e pela ‘Fase Manutenção e Descida’, na qual ficaram integradas as restantes 16 equipas.

No que diz respeito à ‘Fase Apuramento de Campeão’, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem diretamente à II Liga e vão disputar uma final, a duas mãos, para atribuição do título de campeão.

Os dois emblemas que terminem a ‘Fase Apuramento de Campeão’ em segundo lugar das respetivas séries vão disputar um playoff, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro playoff, desta feita com o antepenúltimo classificado da II Liga, para se apurar a outra equipa a marcar presença no segundo escalão do futebol português.

Quanto à ‘Fase Manutenção e Descida’, as equipas serão divididas em quatro séries, disputada também a duas voltas, e serão incorporadas com bonificação de pontos.

Ou seja, os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto. A maior diferença pontual que existirá entre os conjuntos de cada série é de 6 pontos.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal (CdP) irão subir quatro emblemas.

A nova competição arranca na temporada 2021/2022.

Nesta altura, a uma jornada do fim da fase regular do CdP, que se disputa no próximo domingo, há três equipas da região com possibilidade de assegurar uma vaga na fase de acesso à Liga 3.

Na série B, o FC Felgueiras necessita de conquistar apenas um ponto na deslocação a Vila do Conde, no duelo com o Rio Ave B. O conjunto azul grená até pode perder se o São Martinho não ganhar no reduto do Pevidém.

Na série C, o Amarante FC depende apenas de si, mas terá de ganhar no terreno do líder Leça ou, no mínimo, fazer o mesmo resultado de Paredes e Salgueiros. O Paredes qualifica-se se ganhar na receção ao vice-líder Trofense e o Amarante não vencer.