Feira de Maio é este fim de semana e aposta nas tradições e costumes rurais

A edição de 2016 da Feira de Maio, que se realiza este fim de semana, vai manter o figurino de anos anteriores, com atividades que procuram assinalar e promover as tradições rurais do concelho, disse ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS a vereadora Carla Meireles.

Carla Meireles
Carla Meireles, vereadora na Câmara de Felgueiras

A autarca responsável pela organização sublinhou o facto de a feira já se realizar há 115 anos e a importância, por isso, de evocar uma realidade de um período em que Felgueiras era muito diferente de hoje.

No início do século passado, assinalou, a feira era importante por marcar o início da primavera e o momento em que os lavradores faziam os seus negócios, destacando-se então a feira do gado e a corrida de cavalos.

Por razões sanitárias, a feira do gado já não se realiza, mas o programa inclui uma feira rural com mostra de equipamentos e alfaias agrícolas, evento que se realiza de sexta a domingo, nas Portas da Cidade. No recinto será instalada uma tenda gigante onde funcionarão dois restaurantes.

No sábado à tarde, poderão ser feitos passeios de charrete.

No domingo à tarde (15:30), realiza-se a atividade tradicional e muito apreciada “Chamadeiras de Gado”, seguida do cortejo etnográfico e do festival de folclore, com seis grupos do concelho.

Segundo Carla Meireles, os momentos incluídos no programa de domingo à tarde procuram recriar o ambiente rural, proporcionando nomeadamente aos mais novos a observação de costumes, trajes, danças e cantares do passado.

Feira de maio 2

O programa de domingo termina, à noite (21:00), com o evento “Vozes de Felgueiras”, que promove artistas locais.

Na sexta-feira à noite a animação é garantida por pelo espetáculo “Prata da Casa”, que tem a sua finalíssima, e no sábado à noite vai atuar o artista Iran Costa.

Na segunda-feira, à 9:00, vai realizar-se uma workshop sobre frutos secos, na Cooperativa de Felgueiras.

O programa encerrará no domingo, dia 8 de maio, com o 16º convívio de cicloturismo de Felgueiras.

A vereadora Carla Meireles convida os felgueirenses a participar nas atividades.

A autarca destaca, por outro lado, a preocupação da Câmara Municipal em envolver na organização da feira várias instituições do concelho (Associação Empresarial, Cooperativa Agrícola, EB 2,3 Manuel Faria e Sousa e Rádio Felgueiras, entre outras, “num espírito de parceria”.

Além do programa oficial, os felgueirenses podem contar com os habituais divertimentos instalados nas Portas da Cidade.