Feira do Fumeiro de Felgueiras vai ter enchidos e fumados do Mondego e das Beiras

A quinta edição do Fumeiro, Vinho Verde e Produtos Artesanais, que decorre entre sexta-feira e domingo, no mercado municipal de Felgueiras, vai ter como principal novidade os enchidos e fumados do Mondego e das Beiras.

Segundo o diretor executivo da Associação Empresarial, Joel Costa, além do fumeiro das Beiras, o evento, uma iniciativa da Associação Empresarial em colaboração com autarquia, integra, pelo segundo ano consecutivo, o fumeiro da Serra da Estrela e os tradicionais queijos.

A edição deste ano vai contar também com a presença do fumeiro do Minho, de Trás-os-Montes e da região do Vale do Sousa, presenças habituais nas edições anteriores.

“A organização, este ano, procurou trazer para o certame uma variedade e diversidade de enchidos e fumados representativa das várias regiões”, avançou.

Ao Expresso de Felgueiras, o diretor executivo da Associação Empresarial de Felgueiras disse que o certame vai contar com a presença de 30 expositores de várias regiões sendo expetável que passem pelo certame entre três a cinco mil visitantes durante os três dias.

“Pelas edições anteriores, acreditamos que passem pelo mercado municipal mais de mil pessoas por dia”, expressou, salientando que este evento é já uma referência no concelho e na região com impactos económicos no território que são reconhecidos pelos principais agentes do setor.

A propósito das repercussões económicas da feira, Joel Costa realçou que a atividade resulta de um processo de envolvimento de vários agentes ligados à produção do fumeiro, artesãos e outros que tem subjacente uma estratégia de promoção do concelho.

O certame integra, também, uma vertente de animação, estando agendado, para sábado, um espetáculo musical. No domingo, realiza-se um espetáculo de cantares ao desafio.

A entrada é livre.