Felgueiras assinala aniversário do nascimento de pioneiro da aviação portuguesa

O Município de Felgueiras vai assinalar os 125 anos do nascimento do pioneiro da aviação nacional Francisco Sarmento Pimentel com uma exposição na Biblioteca Municipal e uma visita à Casa da Torre, em Rande, indicou hoje fonte autárquica.

 

O evento é o primeiro de uma série de atividades que a autarquia vai promover no âmbito do projeto “Felgueiras Cultural on Tour”, indica, em comunicado.

A exposição “Francisco Sarmento Pimentel (1895-1988): Um pioneiro da aviação em Portugal e um opositor ao Estado Novo” estará patente na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras de 23 a 31 de maio.

Sarmento Pimentel foi autor da proeza da travessia aérea entre Portugal-India, a 01 de novembro de 1930 e, acompanhado pelo capitão Moreira Cardoso, no avião batizado com o nome de Marão.

O programa de domingo, dia 23, começa na exposição, na biblioteca municipal, pelas 10:00, seguida de uma visita guiada à Casa da Torre, local de nascimento do aviador, onde o arqueólogo José Ribeiro e Teresa Sarmento Pimentel vão falar sobre a evolução arquitetónica daquela estrutura.

A visita inclui uma apresentação por João Sarmento Pimentel sobre a aviação em Portugal e o seu tio, Francisco Sarmento Pimentel.

Segundo a autarquia, a atividade tem um limite máximo de 25 pessoas. Os interessados devem inscrever-se via email, para a Biblioteca de Felgueiras, até dia 21 de maio.