Felgueiras assistiu ao Encontro de Cantadores de Reis com mais de 20 participantes

 

Mais de duas dezenas de instituições do concelho participaram no encontro de Cantadores de Reis, que se realizou nos dias 06 e 07 de janeiro, na Lixa e em Felgueiras, informou fonte da autarquia.

A atividade contou com a presença do autarca de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que entregou os prémios de participação.

Citado em comunicado, o edil referiu que “preservar a nossa cultura é manter uma identidade e preparar o futuro. Segundo ele, as atividades culturais realizadas com grupos e instituição da terra têm um valor acrescido”.

Na ocasião, Inácio Ribeiro realçou que “a cultura, a tradição e a boa disposição são os fundamentais para o progresso cultural do concelho e estes espetáculos trazem dão uma envolvência inconfundível aos espaços onde são dinamizados”, neste caso, a Casa da Cultura  Leonardo Coimbra e a Casa das Artes de Felgueiras.

Felgueiras viveu duas noites onde a cultura tradicional prevaleceu. Mais de 20 instituições do concelho apresentaram-se nos espetáculos vestidos a rigor e com um reportório musical devidamente ensaiado para desejar um bom ano ao executivo e aos felgueirenses.

Este ano participaram no evento, que decorreu na Casa da Cultura Leonardo Coimbra os seguintes grupos:  Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa; ADESBORBA – Associação para Desenvolvimento de Borba Godim; Casa do Povo da Lixa; Liga dos Combatentes – Núcleo da Lixa; Casa Srª do Alívio – Associação de Desenvolvimento Social; Casa do Povo de Macieira da Lixa; Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes; Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.

Na Casa das Artes de Felgueiras atuaram a Universidade Sénior Autodidata de Felgueiras; Rancho Infantil da Casa do Povo de Jugueiros; Conservatório de Música de Felgueiras; Rancho Folclórico das Pegadinhas do Ribeiral; Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova; Rancho Folclórico de Stº André de Friande; Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados; Associação Juventude Mariana Vicentina; Agrupamento de Escuteiros de Margaride; Rancho Folclórico de Stª Luzia de Airães; Centro Social e Cultural dos Trabalhadores da CMF; SIRGO-Associação Social, Cultural e Defesa do Património de Sendim; Rancho Folclórico de Varziela; RFM – Rancho Folclórico de Margaride – Felgueiras; Associação de Solidariedade Social Bairro João Paulo II; Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra.

No dia 07 de janeiro, foram entregues os prémios às instituições que participaram na 8ª edição do Concurso de Presépios de Natal, “uma iniciativa que visa incentivar a participação coletiva nesta expressão artística, que reflete os valores e sentimentos da comunidade e contribuir para a decoração festiva em vários pontos do concelho”.

Participaram neste concurso 56 instituições públicas e privadas do concelho sem fins lucrativos e os seus trabalhos decoraram vários espaços públicos, durante a época natalícia.

Os vencedores deste concurso foram APEE – Associação Pais Centro Escolar da Lixa recebeu o 1.º prémio – no valor de 250 euros, EPF – Ensino Profissional de Felgueiras, Lda obteve o 2.º prémio – no valor de 200 euros e Associação da Casa do Povo de Jugueiros foi-lhe atribuído o 3.º Prémio, no valor de 150 euros.

Todos os participantes receberam uma verba pela participação.