Felgueiras atrás de Penafiel, Amarante, Paredes e Fafe no ranking das cidades

Felgueiras mantém, em 2016, o quarto lugar entre as cidades do Tâmega e Sousa (33º no norte do país), no ranking elaborado anualmente pela consultora “Bloom Consulting”, atrás de Penafiel (16º), Amarante (17º) e Paredes (21º), mas à frente de Paços de Ferreira (34º) e Lousada (42º).

Entre o conjunto dos municípios portugueses, Penafiel é o único do Tâmega e Sousa a posicionar-se no top 50 (49ºlugar). Amarante situa-se no 51º lugar e Paredes no 64º. Felgueiras queda-se pelo 98º.

No estudo, designado “Portugal City Brand Ranking”, são avaliados diferentes dados de cada concelho agrupados em três categorias: “Negócios”, “Viver” e “Visitar”.

Penafiel - vista da cidade 2

Penafiel, Amarante e Paredes ocupam posições do pódio nos três indicadores, embora com variações em função do domínio avaliado. Também Fafe, cidade vizinha, mas que não está no Tâmega e Sousa, está à frente de Felgueiras no conjunto dos três parâmetros de avaliação.

No caso de Felgueiras, no indicador Negócios, o concelho obtém a 26ª posição do norte, atrás de Paredes, Penafiel e Amarante.

O indicador “Visitar” relega Felgueiras para o 48º lugar, mas no parâmetro “Viver” Felgueiras obtém o quarto melhor resultado da região e o 23º no norte do país, muito próximo de Amarante.

No ranking da região norte, vários concelhos melhoram as suas posições face a 2015, como Paços de Ferreira (+3), Marco de Canaveses (+4), Castelo de Paiva (+4), Mondim de Basto (+4) e Celorico de Basto (+5).

Em termos de posições no norte do país, a consultora ordenou assim os concelhos da região: Penafiel (16º), Amarante (17º), Paredes (21º), Fafe (28º), Felgueiras (33º), Paços de Ferreira (34º), Lousada (42º), Marco de Canaveses (44º), Castelo de Paiva (51º), Baião 55º), Mondim de Basto (55º) e Celorico de Basto (63º).

No top 100 nacional, Penafiel ficou em 49º, Amarante no 51º, Paredes no 64º e Felgueiras no 98º.