Felgueiras celebra fado com semana de espetáculos e exposição

A Câmara de Felgueiras informou hoje que vai realizar uma série de iniciativas para assinalar o Dia Mundial do Fado, que se assinala a 27 de novembro.

 

“História, tradição, xailes carismáticos, guitarras que falam e vozes sumptuosas que saem da alma, são os elementos que estarão presentes em todas as iniciativas de um programa rico e interessante acerca do Fado”, explica a autarquia, em comunicado.

No dia 26 será inaugurada exposição “Xailes de Portugal” na Biblioteca e Arquivo Municipal, da artista Ulema Pinto, numa cerimónia marcada para as 21:30.

Esmeralda Costa e  Joana Almeida, duas fadistas felgueirenses, marcarão o arranque da programação, acrescenta.

O auditório da Biblioteca volta a abrir-se às 21:30 de dia 27 para a apresentação do espetáculo “Narrativa do Fado” pela Stay to Talk, com alguns momentos de imersão cultural recheados com enquadramento histórico e fado.

A cidade da Lixa receberá o espetáculo “Fado de Coimbra”, no domingo, às 21:30, protagonizado pelo Grupo de Fados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

No dia 03 de dezembro, às 21:30 a Casa da Cultura da Lixa será palco do espetáculo “Amália: Uma História de Vida” encenado pela Associação Vox Angelis.

O encerramento do evento será efetuado com o espetáculo protagonizado pela fadista felgueirense Susana Cardoso.

A atuação terá lugar no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, a partir das 21:30.