Felgueiras comemora 30 anos de elevação a cidade com 30 atividades

O Município de Felgueiras está a assinalar os 30 anos de elevação de Felgueiras a cidade, com um programa de 30 dias e 30 atividades, que irão evidenciar a história, a cultura, o património, a arquitetura e um pouco do plano de desenvolvimento para o concelho, informou a autarquia.

 

Hoje, a autarquia deu o arranque das comemorações, com o hastear das bandeiras, na presença do presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, do presidente da Assembleia Municipal, José Campos, e José Lemos, presidente da União de Freguesias de Margaride, Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure.

A programação decorrerá tendo em conta as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Citado num comunicado, Nuno Fonseca realçou que “o programa dará corpo ao projeto “Praça das Artes”, o qual, por sua vez, irá ser descentralizado, levando atividades culturais a várias freguesias do concelho”.

Depois de hastear as bandeiras, seguiu-se uma visita à exposição denominada “Felgueiras: de Villa a Cidade”, que retrata os factos mais relevantes desde a elevação de Felgueiras a vila até à elevação à categoria de cidade.

A exposição estará patente até ao dia 14 de agosto na Praça da República.

 

felgueiras 30 anos

 

Hoje, às 21:00, decorre, através das redes sociais, um concerto de comemoração do 30.º aniversário da elevação de Barrosas a vila, seguindo-se uma sessão de fogo de artificio transmitida também nas redes sociais.

Na terça-feira, a autarquia tem preparado um programa para os mais novos, dando-lhes a oportunidade de conhecerem os Paços do Concelho, através de uma visita guiada.

Às 21:30, decorrerá a tertúlia Acasos Objetivos, com Carlos Magno. O prestigiado jornalista e presidente da ERC durante seis anos, nutre uma antiga paixão pela fotografia.

A sua atenção centra-se em geral nos grafites de rua que pacientemente vai fotografando. A exposição “Acasos Objetivos”, patente em Felgueiras de fevereiro a março de 2020 é o mote para uma tertúlia em torno dos grafites de rua em Felgueiras.

A atividade realiza-se no Café Concerto da Casa das Artes (participação mediante inscrição prévia).