
Felgueiras era, em 2018, o município com piores indicadores na região do Vale do Sousa ao nível da Governação, de acordo com o “Rating Municipal Português”, elaborado pela Ordem dos Economistas e recentemente divulgado.
Felgueiras ocupa o 134º lugar em termos nacionais, muito longe das posições alcançadas por Paredes (17º), Lousada (25º), Paços de Ferreira (28º), Castelo de Paiva (54º) e Penafiel (64º).
Também ao nível da Sustentabilidade Financeira (eficácia de gestão), outro indicador avaliado neste estudo, o município não aparece bem posicionado, quedando-se no 184º lugar em termos nacionais, longe, portanto, do 54º lugar de Paredes e o 87º lugar de Penafiel.
Só por curiosidade, o concelho vizinho de Fafe, neste domínio, é o 3º melhor do país!
No Tâmega e Sousa, também Marco de Canaveses (99º), Celorico de Basto (118º) e Amarante (131º) aparecem à frente de Felgueiras no indicador de Sustentabilidade Financeira.
Já no indicador de Desenvolvimento Económico e Social, Felgueiras aparece no lugar mais destacado do Vale do Sousa (42º no âmbito nacional), graças às suas indústrias de calçado, bastante à frente de Paços de Ferreira e Lousada, que surgem nos 145º e 146º lugares, em termos nacionais, respetivamente.
Por fim, ao nível do Serviço aos Cidadãos, Felgueiras ocupa o segundo lugar no Vale do Sousa, só atrás de Lousada. Apesar disso, o lugar de Felgueiras em termos nacionais neste indicador é apenas o 134º.
FELGUEIRAS NO 125º LUGAR NUM RANKING DE 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES
Ponderado o conjunto dos quatro indicadores, Felgueiras surge no 125º lugar em termos nacionais, sendo apenas batido, no Vale do Sousa, por Paredes (121º). Penafiel surge logo a seguir, no 131º lugar no ranking dos municípios portugueses, em termos globais.
Refira-se que o vizinho concelho de Fafe, no ranking global, ocupa um muito honroso 32º lugar, o que corresponde ao 9º lugar no contexto da região norte.
No outro extremo, encontramos Baião, o concelho do Baixo Tâmega e Vale do Sousa com pior posição no ranking global (274º) em termos nacionais, apesar de ser o melhor da região no indicador Governação, com um honroso 13º lugar no contexto dos 308 municípios portugueses.