Felgueiras entrega Medalha de Ouro do Concelho ao ex-presidente Júlio Faria

Júlio Faria exerceu o cargo de presidente da Câmara, entre 1986 e 1995, e de presidente da Assembleia Municipal, entre 2002 e 2005

FOTO: Armindo Mendes

O antigo presidente da Câmara de Felgueiras, Júlio Faria, recebe no sábado a Medalha de Ouro do Concelho e o título Cidadão Honorário de Felgueiras, em cerimónia em que também vão ser homenageados 216 funcionários da autarquia.

Júlio Faria exerceu o cargo de presidente da Câmara, entre 1986 e 1995, e de presidente da Assembleia Municipal, entre 2002 e 2005.

A proposta de atribuição da medalha foi aprovada por unanimidade no executivo municipal, no qual têm assento seis representantes do PSD e três do PS.

No período em que Júlio Faria liderou o executivo, sempre pelo PS, também se destacou como fundador e primeiro presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa (Valsousa), entidade que assinalou 25 anos em 2014.

Em 2005, deixou a autarquia para se candidatar a deputado na Assembleia da República, cargo para o qual foi eleito.

Em abril deste ano, o PS de Felgueiras também homenageou Júlio Faria, em reconhecimento pela “entrega” do ex-autarca ao “desenvolvimento do concelho”.

Julio-Faria3
O momento da homenagem socialista a Júlio Faria

Por outro lado, a distinção aos funcionários, proposta pelo presidente da edilidade, Inácio Ribeiro foi aprovada por unanimidade e contempla todos trabalhadores que, em 2015, completaram 25 anos de serviço efetivo e os que se encontram aposentados desde 2009.

A cerimónia da entrega das distinções realiza-se a partir das 15:00, de sábado, na Casa das Artes.

FOTO_ Armindo Mendes
FOTO_ Armindo Mendes

Em carta dirigida aos funcionários homenageados, Inácio Ribeiro considera que a distinção reconhece “o esforço, o empenho, a dedicação e o serviço que cada colaborador imprime no seu trabalho, valores fundamentais para a prestação de um serviço público de excelência”.