FELGUEIRAS: Exportadores de calçado e vinho verde abrem as portas aos turistas

A ideia dos promotores é proporcionar a essas pessoas e a outras que visitam a Rota do Românico, em especial o Mosteiro de Pombeiro (monumento nacional), ou outros pontos de interesse do concelho, nomeadamente o Santuário de Santa Quitéria, a possibilidade de, mediante marcação prévia, poderem conhecer algumas das mais prestigiadas marcas exportadoras, tomando contacto com o processo de fabrico. Além disso, será possível adquirir produtos nas lojas de fábrica

Exportadores de calçado e vinho verde de Felgueiras vão abrir as portas aos turistas, no âmbito de um Roteiro de Turismo Empresarial que assenta numa nova aplicação para telefones que permite marcar visitas.

O projeto está a ser desenvolvido em parceria pela autarquia local e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), do Politécnico do Porto, que assumiu o desenvolvimento da componente tecnológica.

“Quisemos introduzir aqui um elemento novo que envolve o turismo em torno do empreendedorismo”, explicou hoje o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro.

Em declarações à Lusa, o autarca sublinhou que o concelho tem uma forte componente de turismo empresarial, devido à visita de muitos parceiros comerciais internacionais ligados ao calçado e ao vinho verde, dois setores em que Felgueiras é líder em termos nacionais, com elevados índices de exportação.

Inácio Ribeiro e Pires de Lima
O ministro da Economia, Pires de Lima, na sua recente visita a Felgueiras, elogiou o dinamismo empresarial do concelho, em especial o seu setor de calçado

A ideia dos promotores é proporcionar a essas pessoas e a outras que visitam a Rota do Românico, em especial o Mosteiro de Pombeiro (monumento nacional), ou outros pontos de interesse do concelho, nomeadamente o Santuário de Santa Quitéria, a possibilidade de, mediante marcação prévia, poderem conhecer algumas das mais prestigiadas marcas exportadoras, tomando contacto com o processo de fabrico. Além disso, será possível adquirir produtos nas lojas de fábrica.

“Somos uma terra de empreendedores e fomo-lo sempre ao longo da história e, neste caso, também queremos estar na linha da frente de inovar ao nível do turismo”, disse o presidente.

Além de várias empresas de calçado, de produção de vinho verde e têxtil, o roteiro incluiu entidades ligadas aos bordados da Terra do Sousa e ao pão-de-ló de Margaride.

Como se trabalha os bordados com técnicas centenárias e única no país ou se confeciona o afamado doce regional, que ali poderá ser saboreado, é a proposta daqueles setores.

Acedendo à aplicação, desenvolvida de raiz por um aluno de mestrado da ESTGF, os utilizadores ficam a conhecer todas as empresas aderentes e respetivos produtos e marcas, que estão organizados por setores de atividade. Se desejarem, podem marcar visitas, assinalou à Lusa a vereadora do Turismo, Adelina Silva.

Adelina Silva, vereadora do Turismo na Câmara de Felgueiras
Adelina Silva, vereadora do Turismo na Câmara de Felgueiras

Em quatro línguas (português, inglês, espanhol e alemão), a aplicação disponibiliza também outra informação turística do concelho, incluindo elementos da restauração e hotelaria e as coordenadas GPS dos vários pontos de interesse turístico.

Além da aplicação, disponível nesta fase para dispositivos Android, a informação completa também está agregada num documento em papel e num sítio da Internet que está ligado à Loja Interativa de Turismo de Felgueiras.

A vereadora avançou à Lusa que estão previstas ações de promoção do Roteiro de Turismo Empresarial através do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

“Pretendemos criar condições para que o roteiro se torne conhecido a receba a visita de muitos turistas”, explicou ainda.

Junto dos operadores turísticos estão a ser trabalhados roteiros que vão permitir aos visitantes, num determinado período, visitar empresas de diferentes setores.

No arranque do projeto estão agregadas 13 empresas e entidades, mas a vereadora Adelina Silva disse à Lusa que a rede está disponível para receber mais parceiros.

Tenho a certeza que isto é apenas o início e vai crescer”, previu.

A apresentação do roteiro, prevista para sexta-feira, inclui-se no programa que vai assinalar o segundo aniversário da Loja Interativa do Turismo.

 

APM // JGJ

Lusa/fim