Felgueiras prepara escolas para o arranque das aulas presenciais (C/ÁUDIO)

Cerca de três dezenas de assistentes operacionais das escolas Dr. Machado de Matos e de Lagares receberam hoje ações de sensibilização e de demonstração sobre higienização, realizadas pelo exército português, para garantirem a segurança na reabertura das escolas para os alunos dos 11.º e 12.º anos a 18 de maio.

 

formação exército codiv felgueiras 10

A primeira ação decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, seguindo-se ações na Escola Básica e Secundária de Airães, Escola Básica e Secundária de Idães, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Secundária da Lixa.

 

 

Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, marcou presença na ação e realçou a importância da iniciativa para “criar as condições necessárias para minimizar o risco de propagação do novo coronavírus”.

“É isso que estamos a fazer aqui hoje, sensibilizar as pessoas, formá-las para a higienização”, vincou.

 

formação exército codiv felgueiras 08jpg

 

O autarca, que não escondeu a sua preocupação com o desconfinamento, garantiu que “vai acompanhar o retomar das aulas presenciais e se, por exemplo, houver casos de covid-19 numa escola, esta terá de ser encerrada”.

“Não permitiria que fosse de outra forma”, sublinhou Nuno Fonseca.

 

Ações de formação vão estender-se aos estabelecimentos de ensino pré-escolar

Na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos vão retomar as aulas presenciais cerca de 100 alunos.

Nuno Fonseca disse, ainda, “acreditar que vai correr tudo bem”, referindo que “os miúdos terão de assumir a responsabilidade desta situação, porque pode prejudicar não só a eles, mas a toda uma comunidade”.

formação exército codiv felgueiras

António Bragança, diretor da Escola Manuel Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, explicou a ação de hoje contou com assistentes operacionais da escola de Lagares, “dado que poderão vir a ser recrutados para a escola sede”.

 

 

O diretor deu ainda conta de que as ações de sensibilização e formação se vão estender aos nove estabelecimentos de ensino do pré-escolar do concelho, que irão receber, a 01 de junho, 261 crianças entre os três e os seis anos.

 

formação exército codiv felgueiras 13

 

formação exército codiv felgueiras 12

 

formação exército codiv felgueiras 14