Felgueiras promove atividades culturais para atrair visitantes ao concelho

Depois das atuações de vários artistas que enriquecem a agenda cultural de verão, chega a atuação do grupo Fado Violado, que decorre hoje, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra- Lixa, pelas 21:30

 

A Câmara de Felgueiras, em parceria com ACLEM EM – Arte, Cultura e Lazer Empresa Municipal, está a promover um conjunto de atividades culturais, para animar o verão da população atrair visitantes ao concelho, revelou fonte da autarquia.

Depois das atuações de vários artistas que enriquecem a agenda cultural de verão, chega a atuação do grupo Fado Violado, que decorre hoje, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra- Lixa, pelas 21:30.

“Fado Violado” é um grupo que surgiu em Sevilla, em 2008, quando Ana Pinhal (voz) e Francisco Almeida (guitarra espanhola), à época residindo naquela cidade a fim de aprenderem Flamenco, foram convidados por um par de bailarinos de Tango argentino a montar um pequeno espetáculo, onde se pretendia que o Fado fosse bailado à luz dessa arte Argentina.

Nos anos que se seguiram estes dois músicos, a par, do curso de Flamenco que acabariam por completar no ano de 2010, seguiram atuando, muitas das vezes na companhia de outros músicos, tais como Joseph Maria António (viola da gamba), ou David Baltazar (contra-baixo).

É no ano de 2009, que conhecem Marta Chasqueira (bailaora), e que com ela e Bruno Pardo (dança contemporânea), montam um espetáculo designado, “El Fado, O Flamenco”, onde mais uma vez o Fado é alvo de transformações, ou adaptações à prática do Flamenco. Da montagem deste espetáculo resultam uma nova ampliação de repertório, e a reafirmação do carácter Flamenco e simultaneamente Fadista que este grupo já havia demonstrado possuir.

 

Agenda:

Julho

10 – Música: Fado Violado (21h30), Praça Dr Joaquim Coimbra – Lixa.

10 a 12 – Natação Sincronizada – Campeonato Nacional de verão (09h00), Complexo das Piscinas Municipais de Felgueiras.

11 – Gala da Descalço (21h30), Praça da República.

11 e 12 – “Há Festa na Aldeia”, Aldeia do Burgo, Pombeiro e Vila Fria.

13 – Comemorações do 25.º aniversário da elevação de Felgueiras.

18 – Concerto dos “Per7ume” (21h30), Praça do Comércio – Lixa

16 a 19 – Festival da Francesinha (12h00), Praça da República.

24 – Concerto dos “Quinta do Bill” (21h30), Praça Dr. Machado de Matos.

25 – “Ténis com ritmo” – convívio para cidadãos entre os 10 e os 17 anos (das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00), Zona Desportiva de Felgueiras.

31 – “A Juventude marca o ritmo”, com Diogo Correia, dos Ídolos – Voice Portugal (21h30), Casa das Artes.

Jornadas do Desporto, aos domingos (9h30) – dias  12, 19 e 26, Praça Dr. Machado de Matos.