Felgueiras promove ciclo de conferências sobre património arqueológico

FOTO: Armindo Mendes

O município de Felgueiras informou que vai iniciar um ciclo de conferências sobre o património arqueológico da região do Tâmega e Sousa com uma série de atividades no Penedo de São Gonçalo, em Varziela, no dia 19 de junho.

 

Em comunicado, a autarquia explica que o local, também conhecido por Penedo das Pegadinhas de São Gonçalo, é o único sítio em Felgueiras com arte rupestre.

O local foi alvo de novas investigações, nomeadamente no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, que recorrem ao uso de novas tecnologias que têm permitido obter informação mais detalhada, acrescenta.

A atividade realiza-se no âmbito da II edição do Ciclo de Conferências de Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega.

 

 

O programa arranca às 15:00 com uma conferência nas instalações da Villa Romana de Sendim, coma participação de Renato Henriques, da Universidade do Minho e José Ribeiro do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras.

O certame abordará a historiografia e os trabalhos científicos desenvolvidos recentemente neste local.

As atividades encerram com uma visita noturna ao Penedo de São Gonçalo, a partir das 22:00, e uma queimada galega, um cerimonial comemorativo que anuncia a chegada do solstício de verão.

A atividade está limitada à participação de 25 pessoas e a inscrição pode ser realizada por correio eletrónico para  [email protected].