Felgueiras realiza iniciativa para ajudar estudantes a escolher percurso

O Município de Felgueiras informou hoje sobre a realização, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, de um workshop virtual que visa orientar estudantes do ensino secundário no seu projeto de vida escolar ou profissional.

 

A terceira edição do SAGAZ, um programa de “Mentoring, Orientação Vocacional e Profissional” dinamizado pela empresa de recursos humanos Alento, realizou-se no dia 12 e foi direcionado a alunos que frequentam o 11º ano do ensino secundário, indicou, em comunicado.

Segundo a autarquia, a entidade realizou sessões online ao longo do segundo período do ano letivo, para apresentar o programa, procurando sensibilizar os estudantes para a importância do “mentoring” e da orientação vocacional, enquanto experiência de enriquecimento pessoal e profissional.

“Após um processo de seleção, 30 jovens terão a oportunidade de serem acompanhados por um mentor, profissional com vasta experiência e currículo, que lhes irá transmitir um conjunto de ensinamentos e orientações no sentido de desenvolver o seu potencial nos vários aspetos da sua vida e algum saber-fazer”, acrescenta.

Este programa, que faz parte do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE, recupera a tradição do “mestre/aprendiz” e tem como objetivo orientar os estudantes no seu projeto de vida escolar ou profissional, frisa.

Os alunos terão também acesso a um programa de gestão de carreira que inclui o kit emprega-te, constituído por um conjunto de ferramentas de empregabilidade que abordam estratégias de procura ativa de emprego, conclui.