Felgueiras reclama reforço de verbas para investir mais na regeneração urbana

O presidente da Câmara de Felgueiras disse hoje que o município merecia ser considerado de “nível superior” pela tutela na afetação de verbas de regeneração urbana, porque contribui para o país com negócios de 1.800 milhões de euros.

“Somos talvez a maior potência da região e recebemos apenas cinco milhões, em comparação com os 11 milhões de Penafiel”, comentou Nuno Fonseca, em declarações aos jornalistas.

Apresentação regeneração urbana Felgueiras Nuno Fonseca

Para o autarca, não se entende esta situação, contra a qual, prometeu, vai continuar a bater-se junto das entidade oficiais.

Felgueiras assinalou 28 anos como cidade

Nuno Fonseca falava após a cerimónia de apresentação de alguns projetos de regeneração urbana realizada no dia em que Felgueiras assinalou os 28.º aniversário da elevação a cidade.

Apresentação regeneração urbana Felgueiras

Assinalando o caráter simbólico da efeméride, a dinâmica económica do concelho e o seu contributo para a economia portuguesa, o presidente da câmara insistiu que o reforço de verbas para a regeneração urbana constituiria um reconhecimento da importância de Felgueiras no contexto nacional e permitiria dar melhores condições aos munícipes.

Apresentado projeto da zona envolvente da Igreja de Margaride

Na sessão de hoje foram apresentados dois projetos considerados estruturantes para a regeneração urbana da sede do concelho, nomeadamente a intervenção que está prevista para a zona envolvente à igreja matriz.

Os trabalhos terão como preocupação central a mobilidade de toda a zona, eliminando alguns obstáculos, promovendo a nivelação de vários patamares e criando-se bolsas de estacionamento de viaturas, para uma maior proximidade ao centro. As ruas contíguas serão intervencionadas para as tornar mais seguras e as zonas pedonais, incluindo os passeios, ganharão nova importância. O granito será o material privilegiado.

A obra está em fase final de adjudicação, no valor de 2,1 milhões de euros, e deverá arrancar em breve, segundo previu o presidente.

Na sessão foi também apresentado o projeto de remodelação da Avenida Dr. Leonardo Coimbra, um eixo central da cidade e importante zona de comércio e serviços.

A equipa projetista pretende melhorar a mobilidade para peões, com passeios mais largos, acrescentando-se uma ciclovia à avenida central da cidade.

Avenida Dr. Leonardo Coimbra terá mudanças profundas

As faixas de rodagem ficarão mais estreitas, sobretudo o trecho próximo da Praça da República, o que implicará a proibição na circulação de veículos pesados, o que atualmente não acontece.

Regeneração Urbana Felgueiras2
Uma das imagens virtuais apresentadas da futura Av. Dr. Leonardo Coimbra

A nova configuração da avenida contará com passadeiras para peões sobrelevadas, para controlo de velocidade da circulação rodoviária e maior segurança dos peões.

A intervenção prevê também a eliminação de vários lugares de estacionamento, o que foi desvalorizado pelo presidente da câmara, lembrando aos jornalistas que, numa zona próxima, na Praça Dr. Machado de Matos, há um parque estacionamento subterrâneo que tem atualmente pouca utilização e pode constituir uma boa alternativa.

O presidente da câmara previu que a remodelação daquela artéria deverá ser realizada ainda neste mandato autárquico.

O presidente assinalou os 28 anos da cidade de Felgueiras
No final da cerimónia, o presidente assinalou os 28 anos da cidade de Felgueiras