
O concelho de Felgueiras registou, entre 01 de janeiro e 09 de agosto, 164 ocorrências de incêndio, que representam 147,89 hectares de área ardida, informou hoje fonte da GNR.
Aquele concelho é o segundo do distrito do porto com maior número de ocorrências de incêndio.
Felgueiras a par de Paredes, Santo Tirso e Valongo são os quatros concelhos do distrito do Porto que “apresentam maior preocupação”, segundo a GNR, que registou 800 ocorrências de incêndio e cerca de 1.166 hectares de área ardida até domingo.
Em comunicado, a GNR refere que “vai continuar a promover ações de sensibilização junto da das populações em geral e, em particular, das autarquias, produtores florestais, comunidades escolares e agricultores”.
O objetivo é alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo em queimas e queimadas, a limpeza e remoção de matos, a manutenção das faixas de gestão de combustível e a adoção de medidas de proteção dos aglomerados e de autoproteção, no âmbito dos Programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras.
A Guarda disponibiliza ainda um serviço de atendimento telefónico SOS ambiente e território – 808 200 520, disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, através do qual poderão ser expostas situações e colocadas dúvidas.