Felgueiras vai criar Gabinete de Apoio ao Emigrante

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, desloca-se a Felgueiras, na quinta-feira, para assinar um protocolo de cooperação que prevê a instalação nos serviços municipais do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), informou fonte da autarquia.

O protocolo vai ser assinado entre o município de Felgueiras e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, pelas 11:30, nos Paços do Concelho,

Os GAE, de base municipal, são serviços de atendimento a cidadãos emigrantes, a ex-emigrantes e aos que tencionam emigrar.

São estruturas polivalentes tecnicamente habilitadas no apoio sobre assuntos como, por exemplo, segurança social, fisco, saúde e educação. Os GAE prestam também apoio para abertura de processos de emigração.

Paralelamente, este Gabinete em Felgueiras será articulado com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), com vista à promoção de ações junto da comunidade emigrante e de cidadãos ex-emigrantes ou dos que pretendam emigrar, no que respeita a projetos de investimento e desenvolvimento económico, tendo em atenção as potencialidades das Comunidades Portuguesas em geral e as do concelho de Felgueiras em particular.