Felgueiras vai entregar 200 unidades domésticas de compostagem

A Câmara de Felgueiras indicou hoje que vai entregar 200 compostores em várias freguesias do concelho, no âmbito de um projeto que visa o tratamento de bio-resíduos ao nível doméstico e comunitário.

 

Em comunicado, a autarquia indicou que a entrega das unidades domésticas se vai realizar na União de Freguesias de Vila Fria e Vizela S. Jorge, Penacova, Regilde, Revinhade e na União das Freguesias de Unhão e Lordelo, Aião e Pinheiro.

Adicionalmente, será instalado um compostor comunitário no Ecocentro localizado na União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, afeto essencialmente aos bio-resíduos verdes, acrescenta.

O projeto em por objetivo “assegurar que os bio-resíduos são separados e reciclados na origem, de modo a obter benefícios ambientais da sua valorização, evitando em paralelo os custos e impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos”.

Segundo a autarquia, o projeto decorre de uma candidatura realizada ao programa “Biobairros – da terra à terra”, no âmbito dos apoios 2021 do Fundo Ambiental.

A nível nacional, foram selecionadas 22 entidades para financiamento, entre as quais figura o Município de Felgueiras, admitido e aprovado com montante financiável de 29.786,48 euros, salienta.

O executivo municipal deliberou na última reunião de câmara subscrever o contrato de financiamento relativo ao programa

A autarquia conclui, indicando que as restantes zonas do concelho serão acompanhadas por ações equivalentes através da AMBISOUSA.