Festa das Colheiras em Felgueiras reuniu cerca de 700 pessoas

Esta festa, que celebra nomeadamente o final da colheita das uvas, dos kiwis e do milho, serve para os associados confraternizarem entre si, partilharem um dia agradável e provar o vinho novo

A Adega Cooperativa de Felgueiras – Caves Felgueiras CRL celebrou, no domingo, a Festa das Colheiras, reunindo cerca de 700 pessoas para assinalar fim das lavouras, informou fonte da instituição.

Esta festa, que celebra nomeadamente o final da colheita das uvas, dos kiwis e do milho, serve para os associados confraternizarem entre si, partilharem um dia agradável e provar o vinho novo.

Na festa estiveram presentes diretor Regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, o representante da CCDRN, Carlos Duarte, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, o presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, Rui Marinho, vereadores da autarquia, órgãos sociais da Cooperativa Agrícola entre outros.

Da parte da manhã, assistiu-se a duas palestras, uma por parte de Aldina Fernandes da Confagri, que abordou o PDR2020 e as oportunidades que se podem encontrar neste programa comunitário, que vai gerir os fundos comunitário até ao ano de 2020.

Estas candidaturas já se encontram disponíveis desde 15 de novembro.

A segunda palestra foi proferida pelo Carlos Pereira, responsável pela viticultura da região norte, que abordou o Programa de Reconversão e Reestruturação da Vinha, que vai ter início novamente a partir de 1 de dezembro. Trata-se de uma oportunidade de se reconverter novas vinhas de modo a que a região possa aumentar a produção de uvas bem como a sua qualidade.

“Ambos os programas têm apoios, quer comunitários quer nacionais, podendo ser uma alavanca para encarrar-se o sector primário com otimismo”, lê-se em comunicado.

Após o almoço, o convívio continuou com um magusto realizado no exterior onde se partilharam vivências e experiências tidas ao longo deste ano.

Trata-se de um evento que já faz parte do programa de atividades que a Cooperativa de Felgueiras leva a efeito durante o ano, para aproximar todos os associados junto desta instituição.