Festa de S. Pedro atraiu milhares de pessoas a Felgueiras

Entre os muitos pontos do programa, destacam-se o grandioso Cortejo de Flores, no dia do feriado municipal, que encheu por completo as ruas da cidade até à alameda do monte de Santa Quitéria

A concelhia de S. Pedro, que decorreu no fim de semana, em Felgueiras, atraiu milhares de pessoas, anunciou fonte da autarquia.

Durante quatro dias a festa contou com animação, música, fogo-de-artifício, flores, cor e outros atrativos.

Entre os muitos pontos do programa, destacam-se o grandioso Cortejo de Flores, no dia do feriado municipal, que encheu por completo as ruas da cidade até à alameda do monte de Santa Quitéria.

Também o grande espetáculo musical Miguel Gameiro & Polo Norte encantou os milhares de pessoas que presenciaram o concerto.

As celebrações tiveram início na sexta-feira, com a abertura das tasquinhas e com o lançamento de foguetes. A entrega dos prémios do concurso “Pinta a Luz e a Solidariedade”, os espetáculos musicais “Vozes com talentos” (com artistas locais) e o “Master Jake” realizaram-se à noite.

As Marchas Populares, instituídas há anos em Felgueiras, e que já são um êxito nas festas de verão, realizaram-se no sábado à noite, na Alameda de Santa Quitéria. Depois, houve fogo-de-artifício, a Festa da Juventude – “S. Pedro sai à rua” – e animação com DJ’s (para os jovens).

Festa em Felgueiras 2

O Festival de Folclore decorreu na parte de tarde de domingo. A receção e a atuação das Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa abrilhantaram o início da noitada. Seguiram-se o concerto de Miguel Gameiro & Polo Norte, a sessão de fogo-de-artifício, a Festa da Juventude – “S. Pedro sai à rua” – e animação com DJ’s.

O S. Pedro, no dia em que é venerado, arrancou com o Cortejo das Flores, onde multidões incalculáveis de participantes de todas as freguesias do concelho “invadiram” a cidade. A cerimónia culminou com a celebração da missa na igreja de Santa Quitéria.

As Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa, na parte de tarde, voltaram a alegrar a festa, com atuação nos coretos. As celebrações em honra ao primeiro Papa da Cristandade encerraram com a Solene Procissão, pelas 17:00.

Durante estes quatro dias, a autarquia disponibilizou transporte gratuito “Vaivém” desde o centro da cidade ao monte de Santa Quitéria.