Festas de S. Pedro com vários artistas nacionais e o tradicional Cortejo das Flores

O município de Felgueiras está a preparar cinco dias de festa para celebrar o S. Pedro, este ano com a animação de vários artistas nacionais e com destaque para o tradicional Cortejo das Flores, anunciou a autarquia.

Entre dia 28 e 02 de julho, atuarão nomes sonantes da música, alguns a nível internacional. Miguel Araújo, Julian Jordan (DJ top mundial), Pedro Cazanova, Funk You 2, Boss AC, Afro Brothers, C4 Pedro e Tom Enzy, são os músicos escolhidos.

Dentro deste espírito jovem da festa, atuarão DJ’s locais e, numa abrangência transversal a todas as ideias, ouvir-se-ão a Banda de Música de Felgueiras e a da Lixa.

Festas de S. Pedro 1

Ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, João Sousa, vice-presidente da Câmara de Felgueiras, realçou “a festa intergeracional” que junta as tradições e a animação para a juventude em cinco dias de festividade.

“Vamos ter em Felgueiras um conjunto de artistas de renome nacional que vão trazer a Felgueiras muita juventude, quer do concelho, quer da região”, previu o autarca.

A aposta na juventude tem vindo a acontecer ano após ano, na tentativa de corresponder aos anseios da juventude e fixar os jovens nos eventos do concelho, referiu ainda João Sousa.

 

Cerca de 2.000 figurantes vão participar no Cortejo das Flores

Um dos pontos altos das festas de S. Pedro em Felgueiras é o Cortejo das Flores, uma iniciativa que envolve cerca de 2.000 figurantes, desde mulheres, homens e crianças, que fazem o percurso desde a cidade até Santa Quitéria, numa demonstração de fé.

O Cortejo decorre, no dia 29, feriado municipal, e destaca-se pelos trajes coloridos e os milhares de flores que são oferecidas à Santa.

Pelo caminho, organizados em grupos que representam as freguesias do concelho, vão cantando e dançando músicas tradicionais dedicadas a Santa Quitéria e S. Pedro.

Cortejo das Flores 6

No final do percurso, já no monte de Santa Quitéria, o executivo municipal aguarda os participantes, “que vêm entusiasmados e nunca cansados pelo percurso”, disse João Sousa.

Este ano, a RTP irá transmitir vários diretos do cortejo, “mostrando a Portugal e ao mundo uma tradição tão particular de Felgueiras”, contou o autarca.

Ainda em dia de feriado municipal, decorre a Missa Solene, às 11:00, e a Solene Procissão realiza-se às 17:30.

 

Festa da Juventude, marchas populares e folclore completam o programa festivo

Os cinco dias de festa vão contar ainda com vários momentos festivos, com destaque para a Festa da Juventude – “S. Pedro Sai à Noite”.

Do programa faz também parte a entrega dos prémios do concurso “Pinta o Papa. Um Mundo de Alegria” e o Festival de Folclore.

Festas de S. Pedro 8

As marchas populares, que saem à rua no dia 01 de julho, pelas 21:00, contam este ano com nove participantes.

Durante os dias da festa a autarquia disponibilizará gratuitamente o transporte Vaivém Municipal, entre o centro da cidade e a alameda de Santa Quitéria.