Festival do Pão de Ló de Felgueiras alia a cultura à gastronomia

O festival vai aliar a gastronomia às atividades culturais e, durante os dois dias de certame, vão decorrer múltiplas atividades artísticas e culturais nos claustros e no espaço envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

A vereadora da Cultura da Câmara de Felgueiras disse hoje ao Tâmegaosau.pt que o Festival do Pão de Ló, que decorre no fim de semana no Mosteiro de Pombeiro, “tem-se afirmado de edição para edição”.

“É um evento que todos os anos traz novos e mais expositores de todo o país e esta procura reflete a importância que o festival tem”, frisou Carla Meireles.

O Festival do Pão de Ló – Mostra Anual dos Doces Tradicionais arranca hoje e prolonga-se até domingo.

O certame vai contar com 36 expositores de doçaria e vinhos.

Durante o festival, a organização prevê a visita de mais de 20.000 pessoas.

Ao Tâmegasousa.pt, Carla Meireles revelou que o festival consegue atrair pessoas a Felgueiras durante o ano inteiro.

“Quem vem fica a conhecer o que de bom se faz em Felgueiras, conhece o património, porque o festival decorre num dos mais emblemáticos monumentos da Rota do Românico, e depois volta durante o ano”, referiu.

O festival vai aliar a gastronomia às atividades culturais e, durante os dois dias de certame, vão decorrer múltiplas atividades artísticas e culturais nos claustros e no espaço envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

Hoje, entre as 16:00 e as 19:00, realizar-se-á o ateliê lúdico-pedagógico Pasteleiro por um dia, durante o qual decorrerão, paralelamente, atuações de Tunas, pela Escola Superior e Tecnologia e Gestão de Felgueiras (17:00), a concentração para a Prova Noturna de BTT (17:30). Haverá animação musical partir das 21:30.

No domingo, o festival reabre pelas 10:00; será celebrada Missa de Ramos, em cujo ofertório participará o Grupo Folclórico de Santa Maria de Pombeiro, que, de tarde, atuará para o público em geral (15:30). A grande atração musical do evento acontecerá pelas 16h00 com a dupla Lucas & Mateus. Durante toda a tarde realizar-se-á o ateliê lúdico-pedagógico Pasteleiro por um dia. O Festival encerrará pelas 20:00.