FOCA assegura o pódio em todas as competições no nacional de natação artística

O FOCA – Clube de Natação de Felgueiras participou com 28 atletas no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Artística, que decorreu na Mealhada, tendo assegurado o pódio em todas as competições.

O campeonato, que decorreu no fim de semana, é a segunda prova da época a contar para a Taça de Portugal de natação artística 2017/2018.

“Com a aplicação do novo regulamento FINA e com a dificuldade da componente técnica, o desafio afigurava-se ainda mais difícil que o habitual. Ainda assim, as atletas felgueirenses mostraram a sua qualidade e asseguraram em todas as provas um lugar no pódio”, lê-se em comunicado.

Na prova de dueto júnior e de equipas infantis o primeiro lugar foi ocupado pelo FOCA – Clube de Natação de Felgueiras. Nas restantes provas, as atletas de Felgueiras arrecadaram, em todas elas, a prata.

Luísa Leite, treinadora principal da equipa considera, citada em comunicado, que “os resultados têm que ser interpretados de acordo com o contexto”.

“Esta época entrou em vigor um novo regulamento da FINA com novas figuras e elementos técnicos e por isso esta época é uma fase de adaptação para todos. A evolução técnica da maioria das atletas continua a ser evidente e a forte aposta do clube na formação começa a colher os primeiros frutos”, disse.

E acrescentou: “Para além disso temos dificuldades de gestão de espaço e tempo, temos atletas ausentes do treino para integrar seleções nacionais, temos atletas lesionadas e tudo isso são condicionantes que dificultam o nosso trabalho”.

Apesar de tudo, continuou a treinadora, “tem-se assistido a uma evolução muito grande de todas as categorias”.

Luísa Leite não quer ficar por aqui e incentivou a as atletas a “trabalhar mais e melhor”.

O FOCA e a sua equipa técnica de natação artística congratulam-se com estes resultados.

“Muitos parabéns a todas as atletas e à equipa técnica pelos feitos alcançados e votos de muita força para as próximas etapas. Aos pais e todos os amigos da natação artística agradecemos o esforço e apoio”.