FOCA com três pódios no nacional de natação artística

Mariana Teixeira, com dois pódios, e Ana Margarida Cardoso, com um pódio, foram os grandes destaques do FOCA nos dois dias de competição do Campeonato Nacional de Figuras em Natação Artística, que decorreu em Torres Novas, no fim de semana.

 

Participaram na prova 222 nadadoras pertencentes a 12 clubes.

O FOCA – Clube Natação de Felgueiras apresentou-se com 17 nadadoras, competindo nas categorias Infantil (nove atletas), Juvenil (seis atletas), Júnior (dois atletas) e Absoluta (um atleta).

O primeiro dia de competição iniciou-se com as Provas de Seleção Nacional – Duetos, com participação das nadadoras FOCA Bárbara Leal Sá, Helena Mendonça, Maria Brochado e Raquel Ali Rodrigues, tendo como objetivo uma futura chamada à Seleção Nacional da categoria.

A primeira prova do Campeonato foi a de Elementos Técnicos de Dueto Júnior – Figuras Júnior, destacando-se o 2.º lugar alcançado por Mariana Teixeira, com 70.2000 pontos, e o 12.º lugar por Mariana Carvalho, com 61.9640 pontos, num total de 35 atletas participantes. Posteriormente, decorreu a prova de Figuras Juvenil onde Helena Mendonça, com 59.0431 pontos, foi a atleta FOCA melhor classificada, alcançando o 13.º lugar num total de 67 participantes. Nesta prova, competiram também as atletas Gabriela Ferreira (18.º lugar), Maria Brochado (19.º), Bárbara Sá (21.º), Raquel Ali Rodrigues (28.º) e Mariia Kravechenko (60.º).

 

FOCA - Natação artística 3

 

O dia de competições terminou com a prova de Elementos Técnicos de Equipa Júnior, vencida por Mariana Teixeira, que ao somar 69.3700 pontos agregou ao palmarés individual e ao do clube a segunda medalha da competição, desta feita a de Ouro. Mariana Carvalho classificou-se no 12.º lugar num total de 35 atletas.

O segundo dia do Campeonato começou conforme havia terminado o primeiro, com Ana Margarida Cardoso (FOCA) a arrecadar a maior pontuação na prova de Figuras Infantis com 60.1139 pontos, subindo ao mais alto lugar do Pódio. Com 67 participantes, as nadadoras Mafalda Brochado (10.º), Inês Guimarães (15.º), Ana Beatriz Silva (24.º), Bárbara Sousa (25.º), Rita Diogo (28.º), Mafalda Faria (32.º), Joana Gonçalves (43.º) e Matilde Sampaio (44.º) completaram o conjunto de nadadoras FOCA.

No término da competição, realizou-se a prova de Elementos Técnicos de Equipa Absoluta, com a participação da nadadora Gabriela Ferreira, alcançando o 22º lugar entre 25 atletas, somando 59.5788 pontos.

 

FOCA - Natação artística 2

 

No conjunto da prova, o FOCA – Clube Natação de Felgueiras alcançou o 3.º lugar por equipas, atrás de Gesloures (1.º lugar) e Ovarsincro (2.º lugar).

Para a equipa técnica, composta por Luísa Leite e Sara Quintela, foi um bom arranque de época.

“Há muito trabalho pela frente. A modalidade cresceu muito nos últimos anos, o que fez com que a competitividade tenha aumentado. Mas com empenho e dedicação, vamos alcançar os objetivos ambiciosos para esta época”, disseram, citadas em comunicado.