
O Freamunde quebrou a invencibilidade de oito jogos do Barrosas, na 14ª jornada da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP). Dois golos em período de descontos permitiram aos ‘capões’ somar os três pontos e ascender ao segundo posto da pauta classificativa.
O encontro até começou de feição para o conjunto do concelho de Felgueiras. Logo aos 3′, Korta inaugurou o marcador. Contudo, o Freamunde respondeu pouco depois e repôs a igualdade, por intermédio de Marco André. Ao intervalo, registava-se um empate a uma bola.
A abrir o segundo tempo, Henrique Azevedo deixou os forasteiros na frente, mas a reação do Barrosas foi célere. Carlos fez o 2-2 (55′) e Rui Aves, o 3-2, aos 66′, na conversão de uma grande penalidade.
Num último suspiro, o Freamunde acabou por consumar a reviravolta, com dois golos em apenas dois minutos, em tempo de compensação. Paulo Monteiro, de penálti (90+4), colocou o resultado em 3-3, e Moca, aos 90+6, fechou a contagem.
“Nós entramos no tempo extra do jogo a vencer por 3-2 e, dois lances em desespero, o adversário acabou por dar a volta ao resultado. Na minha opinião, o resultado certo era o empate, porque foi sempre um jogo dividido”, lamentou Tonanha, treinador do Barrosas.
“Nunca deveríamos ter perdido este jogo, mas são coisas que acontecem. Temos de dar os parabéns ao Freamunde, porque foi mais feliz. É uma derrota que dói bastante, mas que fará a equipa e os jogadores cresceram”, acrescentou.
O técnico dos ‘capões’, Jorge Nogueira, considera que a forma como a equipa arrecadou os três pontos em Barrosas “vem revelar o caráter, a vontade e alma” do grupo que lidera. “Acabámos por ser felizes, mas fomos recompensados pela nossa audácia nos últimos minutos”, sublinhou.
Com este triunfo, o Freamunde passou a somar 27 pontos e ascendeu à segunda posição da tabela, em zona de acesso ao ‘play-off’ de promoção.
“Eu gostava de estar antes em primeiro e esta equipa ainda tem capacidade para fazer muito mais. Para já, estamos num dos lugares que dão acesso a uma fase final, mas os jogadores não podem relaxar, nem eu vou deixar que isso aconteça”, disse.
O Freamunde está a seis pontos de distância do líder Rebordosa, que venceu (3-2) na receção ao Vila Caiz. Tem os mesmos pontos do Alpendorada, que ganhou na Lixa, por 2-1, e dois de vantagem sobre um trio constituído por Barrosas, Marco-09 (derrotado em casa, 1-0, pelo Sousense) e Aliados de Lordelo, que recebeu e bateu o Vila Meã, por 3-2.