FUTEBOL: 2.ª Divisão AF Porto arranca com dérbis do Marco e Penafiel

Várzea do Douro e Vila Boa de Quires vão defrontar-se no arranque da 2.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), ditou o sorteio realizado, na quarta-feira, na sede daquele organismo.

 

Os dois clubes de Marco de Canaveses, que estão inseridos na série 3, vão medir forças na 1.ª jornada da prova, agendada para 11 de outubro. Na teoria, o Várzea do Douro jogará em casa, mas na prática terá de atuar em terreno alheio, devido à interdição do Campo da Raposeira.

A ronda inaugural ditou ainda a receção do Paços de Gaiolo ao Baião e os dérbis do concelho de Penafiel, entre o Abragonense (que regressa às competições federadas) e o Calçada de Oldrões e entre o Castelões e o estreante Rans.

Lomba Amarante – Paço de Sousa e Melres – Croca são os outros jogos da 1ª jornada. O São Vicente Pinheiro cumprirá a folga imposta pelo calendário.

Na 2.ª jornada, o Vila Boa de Quires voltará a disputar um dérbi concelhio. A 18 de outubro recebe o Paços de Gaiolo. Um duelo entre equipas de Marco de Canaveses só voltará a acontecer à 10ª jornada (13 de dezembro): Várzea do Douro – Paços de Gaiolo.

Na série 2, destaque para a presença de dois clubes da freguesia de Airães, do concelho de Felgueiras. O APD Airães recebe o Codesssos, enquanto o estreante Airães FC vai deslocar-se a Nevogilde, um dos candidatos à promoção.

Várzea – Lodares, Pienses – Leões Seroa, Boim – Frazão e 1.º Maio Figueiró – Lagoas são os outros jogos da ronda de abertura. O Campo Lírio folga.

Na 2.ª jornada realizam-se os primeiros dérbis concelhios da temporada nesta série. Lodares – Boim (Lousada) e Campo Lirio – 1.º Maio Figueiró (Paços de Ferreira).

Esta época, o escalão mais baixo da AF Porto será disputado por 38 clubes, em duas fases. Na primeira fase, as equipas estão divididas em três séries, duas com 13 participantes e uma com 12.

Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a segunda fase, que também será disputada a duas voltas.