FUTEBOL: Antevisão da jornada de fim de semana das equipas da região (C/ÁUDIO)

 

DIVISÃO ELITE/SÉRIE 2 | 14ª Jornada

Aliados de Lordelo e Paredes, os dois primeiros classificados da série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), apresentam-se como favoritos para os respetivos desafios da 14ª jornada, frente a adversários colocados nos lugares mais baixos da tabela.

Os lordelenses, em casa, vão medir forças com o São Pedro da Cova, enquanto os paredenses vão deslocar-se a Vilarinho.

O Rebordosa, que faz a perseguição à dupla de vizinhos, não jogará este fim-de-semana. O duelo frente ao Baião foi adiado para 23 de dezembro, tal como o Paços de Ferreira B – Ermesinde.

O Vila Meã recebe o aflito Penafiel B. Em caso de vitória, a equipa amarantina subirá provisoriamente ao 3º posto da classificação. Os penafidelenses, se ganharam, podem abandonar os lugares de despromoção.

O dérbi felgueirense, entre Barrosas e Lixa, é um dos atrativos da jornada. A equipa de Tonanha entra em campo com uma ligeira dose de favoritismo. Para além de jogar em casa, está melhor posicionada na tabela e atravessa uma boa fase, fruto de 5 jogos sem perder.

Tonanha aguarda “por um grande jogo”, frente a “um excelente adversário, com excelentes executantes”. O treinador do Barrosas depara-se com “vários jogadores lesionados”, mas acredita que a equipa, mesmo assim, vai apresentar-se forte “para discutir o resultado”.

O Lixa sofre do mesmo problema. A onda de lesões que tem varrido a equipa está a refletir-se nos resultados. Os lixenses encontram-se na segunda metade da classificação. Nos últimos 9 jogos conquistaram apenas um triunfo.

Para o embate com o vizinho e rival, Bock volta a ter um leque reduzido de opções. O treinador lixense deverá ter de recorrer “à equipa B ou aos juniores” para preencher a convocatória para o dérbi do concelho de Felgueiras.

“O Barrosas é uma equipa muito complicada no seu campo. Tem valores individuais muito bons. Não vai ser nada fácil para nós, derivado às muitas limitações que temos. Mas uma coisa é certa: vamos jogar com 11 como eles e vamos dar tudo, do primeiro ao último minuto, para trazer um resultado positivo”, adverte.

O Nun’Álvares, que nos últimos 4 desafios conquistou 3 vitórias e um empate, pretende dar sequência ao bom momento de forma, na receção ao Tirsense.

Para domingo, está ainda agendado o confronto entre o lanterna-vermelha Folgosa da Maia e o Sobrado.

 

DIVISÃO HONRA/SÉRIE 2 | 14ª Jornada

O Vila Caiz vai entrar pela primeira vez em campo, este domingo, como líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP) – Série 2.

A equipa amarantina será colocada à prova na receção ao Águias de Eiriz, adversário que acaba de trocar de treinador. Carlos Santos sucede no cargo a Luís Magalhães, que não resistiu aos maus resultados.

Renato Coimbra está a aguardar “por um Águias de Eiriz muito motivado e forte”.

“Vai querer ser a primeira equipa a derrotar-nos e a querer fazer o melhor resultado possível. Por isso, temos que ser fortes e, agora que estamos no 1º lugar, tentar prolongar ao máximo esta posição”, refere o técnico do Vila Caiz.

A ronda contempla mais um dérbi da região: o Rio de Moinhos – Aparecida. Os penafidelenses tentarão alcançar a terceira vitória consecutiva. Os lousadenses devem apresentar novo técnico no banco, cujo nome ainda não é conhecido, após a demissão de Tiago Moreira, a meio da semana.

O Lousada, que na jornada anterior aplicou a primeira derrota da época ao Gondomar B, recebe o Valonguense.

O Alpendorada tentará conquistar o primeiro triunfo fora de portas em Nogueira da Maia, diante do Nogueirense.

O Citânia de Sanfins, que ainda não ganhou esta temporada, vai ao terreno do Ataense, opositor que também está colocado em zona de descida.

No domingo, realiza-se ainda o Alfenense – Bougadense. Os dois emblemas estão igualdados no 3º posto da classificação.

A jornada arranca no sábado, com a receção do Felgueiras B ao Gens, e com o embate entre as equipas B do Tirsense e Gondomar.

 

1ª DIVISÃO /SÉRIE 2 | 13ª Jornada

A 13ª jornada da série 2 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) principia, este sábado, com o duelo entre Torrados e Sobrosa.

Os felgueirenses voltam à ação após terem travado o líder Marco-09 no seu próprio terreno, na ronda anterior. Motivação não faltará, por isso, à equipa de Ricardo Pereira que, em caso de vitória, colar-se-á aos clubes que estão envolvidos na luta pela subida de divisão.

O Sobrosa, 4º classificado, vem de um dececionante empate caseiro, diante do Lagares. Contudo, foi o único deslize da formação comandada por Albino Carvalho nos últimos 5 jogos.

O Marco-09 vai a Roriz à procura de corrigir o surpreendente desaire da semana passada, ante o Torrados. Essa é a vontade do treinador José Oliveira, apesar de reconhecer que o clube de Santo Tirso “é um adversário difícil”, que quererá “sair do lugar que ocupa a meio da tabela”.

Nesta altura, os encarnados dividem a liderança com o Parada, que jogará em Marco de Canaveses, frente ao Desportivo da Livração.

O conjunto de David Barbosa atravessa um momento de forma extraordinário. Não perde desde o início de outubro, ou seja, há 9 jogos consecutivos. Contudo, vai atuar no estádio Américo Monteiro onde os livracenses raramente se deixam surpreender.

O Caíde de Rei, 3º posicionado, vai ao terreno do Várzea. Os lousadenses pretendem retificar o primeiro desaire da época, sofrido na ronda anterior.

Os outros jogos da jornada são os seguintes: Lamoso – Salvadorense, São Lourenço Douro – Raimonda, Lagares – Nevogilde e Frazão – Lousada B.

 

2ª DIVISÃO /SÉRIE 1 | 11ª Jornada

Após ter sofrido o primeiro desaire da época na jornada anterior, o Baltar desloca-se a Monte Códova com o firme propósito de regressar às vitórias e, consequentemente, segurar a liderança isolada da série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O duelo entre as formações dos concelhos de Santo Tirso e Paredes está agendado para sábado.

No mesmo dia também se jogará o dérbi paredense, entre Aliados de Lordelo B e Nun’Álvares B. E o lanterna-vermelha Leões de Seroa recebe o Aliança de Gandra B.

No domingo, o Vandoma vai a Gervide. Sobreirense e Ferreira atuarão, intramuros, diante de Zebreirense e Marechal Gomes da Costa, respetivamente.

 

2ª DIVISÃO /SÉRIE 2 | 11ª Jornada

O líder Lustosa atuará na condição de visitado na 11ª jornada da série 2 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). A equipa lousadense é amplamente favorita para a receção ao Calçada de Penafiel.

O Lustosa dispõe de um ponto de vantagem sobre o vizinho Macieira que disputará, em casa, o dérbi concelhio frente ao Lagoas.

Caso vençam os respetivos desafios, os dois clubes colocados em zona de promoção podem ampliar vantagem sobre dois dos mais diretos perseguidores – Lixa B e Vila Boa do Bispo – que vão digladiar-se no Estádio Senhor do Amparo.

O Penamaior, que também está instalado nos lugares da frente, não deverá ter dificuldades para levar de vencida o lanterna-vermelha Croca.

Os outros jogos da ronda são os seguintes: Codessos – Airães, Varziela – Baião B, Paços Gaiolo – São Vicente Pinheiro, Lomba Amarante – 1º Maio Figueiró e Carvalhosa – Vila Boa Quires.

 

Luís Miguel Nogueira